3 motivos para escolher a faculdade de nutrição

Para ser um nutricionista de sucesso, algumas características são essenciais para se diferenciar no mercado, como facilidade para lidar com as pessoas, preocupação com a saúde e com o bem-estar da população, além de um olhar diferenciado para os alimentos.

Você se identifica com esse perfil, mas ainda não tem certeza de que essa é a carreira ideal para o seu futuro?

Então continue a leitura e confira esses 3 motivos que separamos para mostrar a você que escolher a faculdade de nutrição vale muito a pena!

1. A amplitude de conhecimentos adquiridos durante a graduação

Durante os seus 4 anos de duração, o curso oferece uma formação multidisciplinar, reunindo conhecimentos da área da saúde como anatomia, fisiologia e bioquímica, e da área de humanas, com matérias ligadas à economia, administração, políticas públicas e comunicação.

Ao longo dos semestres, você terá também muitas aulas práticas em laboratório para conhecer a composição dos alimentos, e aprenderá a elaborar cardápios para uma dieta balanceada, a realizar avaliações nutricionais e saber mais sobre educação e higiene alimentar.

Além disso, após o término da graduação, você poderá investir em cursos de especialização e de pós-graduação voltados a diferentes segmentos da área nutricional.

2. As diversas possibilidades de atuação

A carreira em nutrição é bastante abrangente e oferece ao profissional diversas oportunidades de trabalho. Confira alguns exemplos:

• área administrativa: gestão e supervisão do manuseio, armazenamento e preparo dos alimentos;

• catering: criação de cardápios para empresas de diferentes segmentos como companhias aéreas, spas, hotéis, buffets e escolas;

• indústria alimentícia: pesquisa e desenvolvimento de produtos para a indústria de alimentos, realização de testes culinários e controle de qualidade;

• clínicas e hospitais: prescrição de dietas e adaptação da alimentação de acordo com o tratamento médico de cada paciente;

• área esportiva: criação de dietas especiais, implementação e acompanhamento alimentar de atletas das mais diversas modalidades esportivas;

• saúde coletiva: participação em programas de educação alimentar, atenção básica e vigilância sanitária junto às comunidades.

Como nutricionista, você também terá a opção de abrir o seu próprio consultório para atender a pacientes que desejam melhorar sua alimentação ou perder peso, cuidando de suas dietas e promovendo uma reeducação alimentar.

3. As oportunidades no mercado de trabalho

A maior parte dos nutricionistas ainda se volta ao segmento de restaurantes e empresas, para trabalhar no desenvolvimento dos cardápios, propondo escolhas mais sadias e equilibradas, além de controlar a qualidade dos alimentos servidos.

No entanto, com a mudança nos hábitos da população e a busca por estilos de vida mais saudáveis, novas oportunidades de atuação bastante promissoras têm surgido para os profissionais da área.

Podemos destacar a participação em campanhas sociais de prevenção ao sobrepeso e promoção de uma alimentação mais balanceada, e o atendimento a casos especiais de distúrbios alimentares, restrições ou alergias a determinados tipos de comida.

Outra área em constante crescimento está voltada à realização de oficinas para o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos, em parceria com agricultores orgânicos e pequenos produtores.

E aí, se identificou com os motivos que apresentamos para ajudar você a escolher a faculdade de nutrição? Quer saber mais informações sobre o curso?

Então acesse o nosso site e saiba mais informações sobre a grade curricular, o corpo docente e as possibilidades que essa graduação pode oferecer para o seu futuro profissional.

Deixe um comentario