4 dicas de como ganhar dinheiro na faculdade: aprenda já!

Novas amizades, professores incríveis, muito aprendizado, amplas oportunidades, mais independência… Os anos que você passará na universidade certamente serão marcantes em diversos sentidos.

Entretanto, as responsabilidades também aumentam e, seja para arcar com as despesas cotidianas ou mesmo para contribuir ou quitar as parcelas do curso, pode ser necessário saber como ganhar dinheiro na faculdade para poder dar conta de tudo.

Mas não se preocupe! A missão parece mesmo assustadora, mas há diversas maneiras de você desenvolver uma renda enquanto estuda. Para ajudar você, no post de hoje, separamos algumas das melhores, mais práticas e mais eficientes opções. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Corra atrás de um estágio remunerado

Os estágios são etapas muito importantes na vida universitária, pois é com eles que você descobrirá como é a realidade da profissão que você quer seguir. Além disso, eles proporcionam uma experiência que fará toda a diferença depois que você se formar. Por isso mesmo, a grade curricular até mesmo exige que você faça um estágio.

Entretanto, em meio a tantas opções não-remuneradas, muitas empresas contratam estagiários que recebem bolsas-auxílio por seu trabalho — e, além do pagamento, elas incluem vale-transporte e, às vezes, até mesmo vale-refeição ou alimentação. Assim, os estágios remunerados podem significar uma verba bastante interessante para você.

2. Venda doces ou salgados na faculdade

Quem não adora deliciar-se com um bom lanche nos intervalos entre uma aula e outra? A correria e a liberdade da vida universitária incluem muita comilança! Entretanto, os preços das lanchonetes do campus costumam ser bastante altos, especialmente levando em consideração que os alunos, em geral, não têm dinheiro sobrando.

Portanto, vender doces e/ou salgados na sua faculdade pode ser uma excelente maneira de ganhar dinheiro nas horas vagas, pois você pode conciliar a atividade com seu curso e até mesmo com um estágio. Ofereça quitutes caprichados e deliciosos, cobre um preço de acordo com seu produto, e capriche na simpatia para atrair clientes!

Os demais alunos vão adorar a oportunidade de matar a fome enquanto ajudam um colega universitário. Não se esqueça de ficar de olho no que seu público deseja — opções veganas ou sem glúten, por exemplo — para aumentar ainda mais o seu lucro!

3. Conquiste uma bolsa de extensão

Como você sabe, as universidades trabalham tanto com o ensino quanto com as pesquisas, não é? Pois bem: a extensão é a ponte entre essas duas funções, ou seja, os programas de extensão inserem os alunos dentro da realidade das pesquisas acadêmicas.

Portanto, se você é um aluno dedicado e competente, fique de olho nas oportunidades para conquistar bolsas de extensão. Se você for escolhido, participará ao lado de professores e pesquisadores em um projeto de pesquisa, que além de render uma remuneração bacana, também lhe trará muito conhecimento e experiência.

As regras para participar das seleções variam de acordo com cada instituição e projeto. Mas, de maneira geral, as bolsas costumam ter um prazo de 12 meses e exigir, pelo menos, 20 horas semanais de dedicação.

4. Trabalhe com animais

Você adora animais, especialmente cachorros? Então, que tal aproveitar seu tempo livre para trabalhar com eles? O serviço de dog walker é cada vez mais procurado no Brasil. De acordo com sua agenda, determine os horários com os quais você pode passear com os pets e corra atrás de captar clientes, que podem ser seus colegas, parentes ou vizinhos, por exemplo.

E se você tiver um espaço bacana em casa, pode atuar também como pet sitter, recebendo cães, gatos e até mesmo outros bichinhos, como coelhos e hamsters, quando seus respectivos donos forem viajar. O trabalho exige dedicação, paciência e responsabilidade, mas não toma muito tempo e, portanto, pode ser excelente para você!

Pronto para colocar a mão na massa e investir nas nossas sugestões de como ganhar dinheiro na faculdade? Isso é ainda mais importante se você for morar sozinho! Então, aproveite para ler também nossas dicas especiais para quem vai sair da casa dos pais para cursar a faculdade.

Deixe um comentario