5 áreas da Educação Física que você precisa conhecer

Se você adora esportes e quer se dedicar à área da saúde, pode se dar bem como profissional de Educação Física. Muita gente tem vontade de fazer esse curso, mas acha que o campo de atuação se restringe somente às academias ou escolas.

Saiba que esse pensamento é equivocado, pois o mercado de trabalho é vasto e há diferentes áreas da Educação Física para você construir sua carreira.

Quer conhecer as possibilidades de atuação? Então vem com a gente e descubra como esse curso tem tudo a ver com você!

O que faz um profissional de Educação Física?

Quem decide seguir essa carreira, precisa, primeiramente, escolher qual modalidade de curso quer fazer: licenciatura ou bacharelado. Veja a seguir as atribuições de cada uma:

• licenciatura — é voltada para quem quer dar aulas de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Assim, pode ser professor em escolas públicas e privadas;
  • bacharelado — é voltado para as outras áreas da Educação Física, como esportes, fitness, saúde e lazer.

Assim, o profissional pode atuar dando aulas, orientando a prática de esportes e atividades físicas ou ainda na promoção da saúde. É, portanto, uma carreira para quem quer trabalhar ao lado das pessoas, gosta de se comunicar e tem senso de liderança.

Quais são as 5 principais áreas da Educação Física?

Se você apostar nessa carreira, pode trabalhar em diferentes segmentos, inclusive empreendendo, ou seja, no gerenciamento da sua própria academia, por exemplo. Acompanhe abaixo 5 áreas da Educação Física:

1. Ensino

É um segmento direcionado para quem fez a licenciatura. O profissional atua como professor de Educação Física para crianças e jovens em escolas públicas e privadas. Pode ainda ocupar a função de coordenador pedagógico.

2. Orientação e supervisão de atividade física

O profissional encontra espaço em academias, condomínios, spas e clubes. É o responsável pela elaboração e supervisão de programas de exercícios físicos. Nessa área, pode ainda trabalhar em empresas com ginástica laboral.

3. Esportes

Atua como treinador ou preparador físico de atletas e equipes esportivas de diferentes modalidades.

4. Recreação

Faz o planejamento, elaboração e supervisão de atividades recreativas para o público infantil. Pode atuar em hotéis, clubes ou resorts.

5. Saúde

Área voltada para a reabilitação física, em que o profissional pode trabalhar em clínicas médicas e hospitais.

Onde fazer essa graduação?

Quem decide fazer a graduação em Educação Física, deve avaliar uma série de fatores na instituição de ensino superior. A formação precisa apresentar uma matriz curricular completa e atualizada, corpo docente de qualidade e boa infraestrutura.

No UniFOA, que oferece as modalidades licenciatura e bacharelado em Educação Física, existe uma preocupação grande com a parte prática, por isso, além de amplas salas de aulas e bibliotecas, a instituição oferece:

• laboratórios (avaliação antropométrica, de anatomia e de informática);
  • academia de musculação;
  • sala de lutas;
  • piscina aquecida;
  • sala de dança;
  • quadra de tênis;
  • quadra poliesportivas;
  • ginásio poliesportivo.

Além disso, os alunos da Educação Física participam de aulas de campo, jornadas científicas, congressos e projetos sociais.

Viu só como há diferentes caminhos para seguir nessa profissão? São várias áreas da Educação Física com boas oportunidades no mercado de trabalho. O importante é fazer o curso em uma faculdade de qualidade e descobrir qual segmento dessa carreira atende melhor seu perfil e expectativas.

Quer conhecer mais detalhes do curso do UniFOA? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

3 thoughts on “5 áreas da Educação Física que você precisa conhecer

1. I’m curious to find out what blog platform you have been utilizing?
    I’m experiencing some minor security problems with my latest website and
    I’d like to find something more secure. Do you have any solutions?