Vestibular

5 dicas para estudar nas férias de forma eficiente

Para quem está em busca da tão sonhada aprovação no vestibular, ter a sua disposição um tempo a mais para absorver o conteúdo que a prova exige é algo que faz toda a diferença. É nessa lógica que muita gente enxerga o período de férias, quando, sem aulas, é possível ter o acréscimo de algumas horas para se preparar para a prova.

Entretanto, é preciso que isso seja feito de maneira racional, sem que a oportunidade de ganho se transforme em prejuízo. A questão aqui é: como fazer para estudar nas férias da maneira adequada? São essas dicas que você encontrará no texto. Confira!

1. Encontre um local adequado para estudar

É preciso que o tempo para estudar no período de férias seja ocupado da melhor forma possível. Por isso, procure definir um local livre de distrações, no qual você possa se concentrar. Evite lugares em que haja grande movimentação e desligue TV, rádio e smartphone. O ideal é que só os livros sejam a sua companhia.

Use uma mesa limpa voltada para a parede. Se não houver esse espaço dentro de casa, procure uma biblioteca pública na sua cidade. Essa organização será fundamental para que você mantenha um bom ritmo nas férias.

2. Crie uma rotina

Você não precisa — nem deve — se sobrecarregar no período de férias. O mais importante é que exista um ritmo a ser mantido durante esse período, mesmo que isso envolva poucas horas do dia. Pense que toda a sua estratégia para o vestibular deve estar montada nos dias letivos, sendo assim, o período de férias deve ser um extra que serve para você acumular mais conhecimento.

É evidente que, diante de atrasos, essa possa ser a oportunidade para recuperar o tempo perdido, mas tenha calma: procure garantir uma rotina de estudos saudável e que não comprometa seu descanso.

3. Não deixe de se divertir

Tenha cuidado para não exagerar no estudo durante as férias. É importante usar esse período também para relaxar, até porque o período seguinte será muito intenso. Do contrário, é possível que você chegue à reta final da sua preparação mais cansado do que deveria e não consiga assimilar conceitos e fazer uma boa prova.

É por isso que o período de férias precisa ser visto como uma oportunidade para você pensar em outras coisas, sair e viver novas experiências. Isso ajuda na preparação.

4. Concentre-se nas matérias mais difíceis

Pensando nas férias como um tempo extra para estudar, você pode aproveitar essa oportunidade para resolver pendências com matérias com as quais tem maiores dificuldades.

Se você tem maior facilidade com Humanas, pode aproveitar as férias para fazer um intensivão em Matemática para melhorar seu desempenho nessa matéria. É importante aproveitar as horas a mais que esse período oferece para garantir mais alguns pontos no vestibular.

5. Considere formas alternativas de aprendizado

Cansado demais para sentar e ler ou resolver exercícios? Experimente então recorrer a outras alternativas. É possível estudar História assistindo filmes que retratam determinado período. Documentários, séries, entre outros, também são muito úteis.

Além disso, hoje já existem canais específicos sobre as diferentes matérias no YouTube. Reserve alguns minutos por dia para assistir e assimilar melhor os conceitos. Isso pode ser muito útil.

Tem outra ideia para estudar nas férias? Não deixe de compartilhar com a gente aqui nos comentários.

Deixe um comentario