Vestibular

5 dicas práticas de como estudar em cima da hora para procrastinadores

Existem dezenas de técnicas para que você aprenda a organizar seu tempo e livre-se da procrastinação. Mas, hoje, não estamos aqui para isso! Às vezes, simplesmente enrolamos para dar início a nossas obrigações e, então, nos vemos diante do desafio de ter que estudar em cima da hora para uma prova, trabalho ou atividade que vale ponto.

E aí, o que fazer? Abaixar a cabeça e chorar? De jeito nenhum! Com algumas dicas certeiras, você dará conta do recado e conseguirá estudar. Não é o cenário ideal, é claro, mas é a solução para os procrastinadores de carteirinha.

E então, quer descobrir como estudar em cima da hora? Continue com a gente, chega de enrolar e mãos à obra!

1. Mantenha a calma

Antes de mais nada, é preciso controlar os nervos e as emoções. Aceite a situação: você procrastinou, não estudou e, sem que você percebesse, o momento da prova ou trabalho está quase aí. Não há como voltar no tempo e alterar esse cenário e, portanto, não adianta nada você perder ainda mais tempo se lamentando.

Portanto, se você quer conseguir estudar em cima da hora e se preparar pelo menos um pouco para a atividade que se aproxima, é fundamental manter a calma. Assim, você será capaz de colocar nossas próximas dicas em prática!

2. Respire fundo

Isso mesmo! O simples ato de respirar fundo é capaz de trazer equilíbrio e paciência — algo de que você vai precisar tanto na hora dos estudos às pressas quanto no momento de fazer a atividade.

Respirar diminui o ritmo cardíaco e a pressão arterial, relaxa os músculos, diminui a ansiedade e traz tranquilidade. A atitude vai ajudar você a colocar as coisas em perspectiva e a focar no desafio à sua frente.

3. Defina prioridades

Não adianta querer estudar todo o conteúdo em poucas horas, porque não vai dar tempo e você vai chegar na sala de aula sem realmente saber nada do que precisa. Aqui, o segredo é definir prioridades e estudar somente aquilo que for mais importante.

Qual é o tema que o professor sempre menciona durante as aulas? Em qual assunto você tem mais dificuldade? Dê preferência a eles. Para tanto, releia as anotações e os exercícios que você fez durante a aula — e que são muito mais sucintos do que os livros que você não tem mais tempo de ler.

Se seu livro didático trouxer resumos no final de cada capítulo, eles também são seus aliados! Finalmente, enquanto estuda, anote os principais pontos, pois isso ajudará você a fixar o que estudou na memória.

4. Não se sobrecarregue

Se jogar desesperadamente nos livros não vai ajudar nada, muito pelo contrário. Apesar da pressa, é importante respeitar seus limites e cuidar do seu corpo! Assim, a cada 1 hora de estudos, faça um intervalo de 5 minutos. Use esse tempo para esticar o corpo, tomar água e comer alguma coisa rápida, como uma fruta ou uma barra de cereal.

Da mesma forma, jamais prejudique seu sono para estudar. Sabe qual é o resultado de passar a noite em claro lendo e relendo os conteúdos? Você vai chegar na sala de aula exausto, desconcentrado e, ainda por cima, sem ter absorvido nada do que estudou.

5. Coma uma maçã antes da atividade

Para terminar, uma dica para você se sentir mais disposto na hora de fazer a prova, trabalho ou atividade para o qual estudou em cima da hora: antes de começar, coma uma maçã! A fruta é uma ótima fonte de carboidratos, que darão energia e força para seu corpo e seu cérebro, deixando-o preparado para enfrentar o desafio diante de você.

Por outro lado, evite bebidas que contêm cafeína! Elas apenas vão aumentar sua ansiedade, o que seria bastante prejudicial na hora H.

E então, gostou de conhecer nossas dicas para estudar em cima da hora? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos que também sofrem com o mal da procrastinação!

Deixe um comentario