Vestibular

5 dicas simples para ajudar você a ler mais rápido

A leitura é um dos pontos mais importantes na hora de estudar para o vestibular. É por meio dela que se toma conhecimento sobre os temas e se absorve o conteúdo — aumentando as chances de conseguir boas notas. Pensando nisso, resolvemos elaborar o artigo de hoje para oferecer 5 dicas que vão ajudar você a ler mais rápido e com mais eficiência.

Quer saber como dar uma turbinada nos estudos, sem sofrer com queda de qualidade no aprendizado ou com sobrecarga? Então, continue conosco, porque o post de hoje é para você!

1. Leia um livro por vez

Algumas pessoas defendem que ler mais de um livro simultaneamente é bom para estimular o cérebro. Porém, quando se trata de estudar para alguma prova, como o ENEM, essa prática pode fazer com que lembrar dos detalhes seja uma tarefa difícil — prejudicando o objetivo, que é absorver o conteúdo.

Além disso, pode haver maior dificuldade para retomar do ponto onde parou sem ter que voltar algumas páginas. Assim, você acaba perdendo vários minutos na leitura e deixa de dedicar esse tempo a algo que realmente vai acrescentar no seu aprendizado.

Sendo assim, mantenha uma rotina disciplinada. Ela vai ajudar a evitar essas lacunas e contribuir para que você consiga ler mais rápido.

2. Não faça releituras

Se o objetivo é ler mais rápido, qual é o propósito de voltar alguns parágrafos (ou páginas) para buscar respostas? Não faz sentido, não é mesmo? Então, por mais que seja tentador, continue avançando.

Caso a dúvida persista, ela pode ser solucionada em outro momento — por meio da internet, colegas ou professores, por exemplo. Assim, você continua no caminho para dominar a leitura dinâmica.

3. Faça pesquisas antes de ler

Quanto mais conhecimento você tiver sobre um tema que vai ler, menos tempo você gastará com a atividade. Sendo assim, vale a pena conferir as informações listadas no índice, procurar resenhas e analisar os resumos disponíveis. Assim, quando iniciar a leitura, o processo será rápido e prático.

4. Evite ler em voz alta

Muitas pessoas têm o hábito de ler em voz alta, ou apenas mexer os lábios, sempre que está lendo algum material. Porém, para quem pratica a leitura dinâmica, esses hábitos podem prejudicar, visto que o processo de fala é mais lento do que o da visão — e o processamento das informações pelo cérebro. Sendo assim, se você evita verbalizar as palavras, conseguirá ler mais rápido.

5. Elimine as distrações para ler mais rápido

Por fim, parece uma dica óbvia, mas eliminar as distrações enquanto se lê, fará com que você termine mais rápido, já que a atenção está totalmente dedicada àquela atividade. Para isso, vá para um lugar tranquilo, desligue a TV, deixe o celular no silencioso e nada de checar as redes sociais!

Além disso, mantenha tudo o que você precisa por perto — como uma garrafa de água e lanches leves —, evitando ter que fazer longas paradas nos momentos de maior concentração.

Como você pode ver, ler mais rápido é uma questão que depende de hábitos bem simples de serem cultivados e qualquer pessoa pode conquistar a leitura dinâmica com o tempo.

Gostou do nosso post de hoje? Você é daquele tipo de pessoa que não consegue fugir da procrastinação? Então aproveite e confira nossas dicas para estudar em cima da hora!

Deixe um comentario