5 livros que todo futuro profissional de direito precisa ler

Quem demonstra interesse pelo curso de direito logo escuta que a área exige muita leitura. Portanto, nada melhor do que se preparar antes mesmo de começar a exercer a profissão de fato! Ainda na faculdade ou mesmo antes de iniciar o curso, você já pode começar a ler as melhores obras da área para entender melhor o mundo do direito.

Mas por onde começar? Pelos títulos que apresentamos no post de hoje! A seguir, conheça 5 obras que você, futuro profissional de Direito, não pode deixar de ler, e entenda o porquê ele vai fazer a diferença no desenrolar da sua carreira. Vem com a gente!

1. “O sol é para todos”

Um dos maiores clássicos da literatura norte-americana — “O sol é para todos” —, recebeu 46% dos votos em uma pesquisa em que advogados votaram no melhor romance da área legal.

Definitivamente memorável, a história acompanha Atticus Finch, advogado justo, inteligente e corajoso que, na década de 1930, defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos.

Vencedora do Pulitzer em 1960, a autora Harper Lee discute aqui as injustiças do sistema judicial, o racismo da sociedade e a importância de defendermos nossa postura ética. Você certamente vai tirar muitas lições valiosas desse clássico.

2. “Um pilar de ferro”

A antiga sociedade romana foi fundamental para estabelecer o Direito e a Justiça, e muitos de seus preceitos ainda são válidos no mundo atual. Portanto, você não pode deixar de conferir “Um pilar de ferro”, em que o autor Taylor Caldwell monta um retrato complexo e muito interessante das discussões ocorridas na Roma antiga.

Contextualizando a narrativa por meio da vida de Cícero, o livro aborda os discursos patrióticos e a honestidade que ele usava como ferramentas para esconder seus problemas políticos. Você vai ficar por dentro, também, de seu trabalho em um escritório jurídico conceituado e dos casos fascinantes que acompanhou por lá.

3. “Memórias do cárcere”

Escrito por Graciliano Ramos durante seu aprisionamento sob o Estado Novo, “Memórias do cárcere” é um relato pesado e envolvente dos abusos e torturas infligidos naqueles considerados traidores durante a Ditadura Militar.

Para o futuro profissional de Direito, a lição que permanece é, mais uma vez, a importância da justiça e de mantermos nossa integridade e valores mesmo diante de um sistema corrupto.

4.” O primeiro ano: como se faz um advogado”

Quer ter um gostinho de como será o primeiro ano da faculdade de Direito? Ou relembrar esses primeiros meses da sua jornada pela área? Então, não deixe de conferir “O primeiro ano: como se faz um advogado”, em que Scott Turow acompanha um estudante de Direito na conceituadíssima Harvard.

Assim, Turow dá dicas muito importantes para o futuro profissional de Direito, incluindo a necessidade de se dedicar com afinco, a competitividade desse campo de atuação e a pressão das universidades.

5. “O Auto da Compadecida”

Um dos maiores clássicos da dramaturgia brasileira, O “Auto da Compadecida” também é bastante conhecida pela excelente adaptação que ganhou pelas mãos da Rede Globo. A peça de Ariano Suassuna é uma comédia hilária e irreverente. Imperdível!

Mas, para os advogados, a cereja do bolo é a conclusão da história. Trata-se de uma cena marcante, de humor afiado e diálogos inteligentes, que traz um julgamento com personagens inesperados, para dizer o mínimo. Jesus é o juiz, o Diabo assume o papel de promotor, e Nossa Senhora é a advogada de defesa. Sendo julgado, está o protagonista Chicó, vivido por Selton Mello na versão televisiva.

Pronto para colocar a leitura em dia? Quer ficar por dentro das melhores dicas e estratégias para construir uma carreira de sucesso no direito? Então, assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail!