5 segredos que ninguém nunca te contou sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é a grande oportunidade que muitos alunos têm para entrar na faculdade. Por isso, é preciso saber sobre ele de maneira que você tenha o máximo de informações possíveis sobre a prova. Conheça agora os segredos do ENEM para não ter surpresas quando ele chegar.

Confira e tenha maiores condições para estudar e se preparar melhor.

1. Você pode chutar à vontade se não souber a resposta

Isso só não seria válido se o ENEM funcionasse como outras provas em que o aluno perde ponto quando erra a questão ou ainda se a prova fosse corrigida por professores, mas não é o caso.

O ENEM simplesmente não atribui pontos negativos para questões erradas, apenas não soma pontos a elas. Da mesma forma, a correção é feita via computador, o que evita que a interpretação do corretor comprometa sua nota.

Sendo assim, ao não saber a resposta certa, a melhor maneira de lidar com a questão é arriscando uma resposta.

2. Você pode levar o caderno de questões para a casa

Se você gosta de chegar em casa e conferir cada detalhe da prova realizada, no caso do ENEM, é preciso ter paciência para ter esse benefício.

Desde que você permaneça na sala até pelo menos 30 minutos antes do fim da prova, você poderá levar consigo o caderno de questões. Neste caso, mesmo que você seja rápido para responder as questões, o ideal é usar o tempo que sobra para descansar um pouco antes de revisar suas respostas.

3. Você só pode sair duas horas depois do início da prova

Outro motivo para não fazer a prova com pressa. O ENEM só permite que o candidato saia do exame após duas horas de seu início.

Essa é uma medida de segurança, uma vez que dificilmente o aluno conseguirá concluir o exame em menos tempo do que isso. Uma das fraudes mais comuns em concursos acontece quando um candidato sai da sala com a prova e envia as respostas para quem está dentro da sala.

4. A prova do ENEM não segue os mesmos critérios do vestibular tradicional

O ENEM é marcado por abrir a possibilidade do aluno de ingressar em uma entre inúmeras faculdades do país, enquanto isso, o vestibular tradicional visa preencher as vagas dentro de uma mesma instituição. Isso faz com que as provas sejam diferentes. Tanto em relação à abrangência, quanto à linguagem e o conteúdo programático.

O ENEM é mais voltado à interdisciplinaridade, enquanto os vestibulares tradicionais são mais focados em atribuir pesos diferentes de acordo com o perfil de cada faculdade.

5. Redação sem título não leva nota zero

No ENEM, o título para a redação é opcional, o que significa que você não perderá pontos caso prefira deixá-la sem título. É importante que o aluno se informe a respeito das regras de cada prova que vai prestar, pois muitas instituições exigem o título e até zeram a prova quando eles não estão presentes.

Leia o edital e converse com professores. Isso certamente vai ajudá-lo a evitar riscos.

Curtiu esses segredos do ENEM? Deixe sua pergunta aqui no post se ficou alguma dúvida.

4 thoughts on “5 segredos que ninguém nunca te contou sobre o ENEM

1. I’m not sure where you are getting your information, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.

Thanks for excellent info I was looking for this info for
    my mission.