Home Vestibular

6 dicas essenciais para conseguir um estágio durante a faculdade!

Procurar um trabalho logo após a conclusão da faculdade é uma tarefa complexa: o profissional recém-formado, muitas vezes, conhece pouco sobre o mercado de trabalho e demanda muitas horas de treinamento por parte das empresas contratantes.

Para sair na frente nessa hora, é importante ter estágios no currículo. O estágio é uma forma de se familiarizar com sua profissão, aprendendo tarefas, lidando com profissionais que já são formados na sua área e que podem lhe passar conhecimentos práticos valiosos. Confira agora 6 dicas essenciais para conseguir um estágio durante a faculdade:

1. Converse com seus professores

Os professores geralmente possuem formação na área na qual lecionam e têm muitos colegas que atuam na área: ou seja, podem ter informações sobre empresas e colegas que estão em busca de estagiários.

Pergunte a eles sobre oportunidades e sobre a possibilidade de lhe indicarem para uma vaga. Ser indicado para uma vaga é uma maneira de ter mais chances de conseguir a posição.

2. Invista no networking

Seus colegas de curso são sua primeira forma de fazer networking, ou seja, de desenvolver uma rede de contatos dentro da sua carreira. Essa rede será extremamente importante na sua vida profissional.

Por meio dela você poderá ser indicado para vagas que deseja. Seu reconhecimento como profissional de qualidade começa por meio dessa rede, então, invista em fazer trabalhos de qualidade durante a faculdade, mostre seus conhecimentos em sala de aula. Isso ficará registrado na memória dos seus colegas.

Pergunte a eles sobre vagas de estágio. Muitas vezes, um estagiário é indicado por outros que já estão trabalhando em determinada empresa.

3. Fique de olho nos quadros de avisos da faculdade

Os quadros de avisos das faculdades ainda são uma forma muito comum de anunciar vagas de estágio. Isso porque as empresas que colocam vagas no quadro da sua faculdade estão procurando pessoas exatamente na sua situação: estudantes de determinado curso.

É uma forma simples e barata de chegar até o estagiário que eles procuram. Então acompanhe esses quadros e fique de olho nas vagas de estágio divulgadas neles.

4. Use as redes sociais a seu favor

Enquanto você era estudante sua presença nas redes sociais tinha como objetivo: apenas o contato com amigos e família. A partir do momento em que você passa a integrar o mercado de trabalho, ou deseja integrá-lo, seus perfis em redes sociais são uma forma de procurar vagas de estágio e, também, uma maneira das empresas lhe avaliarem como profissional.

Tudo que você posta, que fica visível para o público em geral, será usado como um indicador da sua personalidade e das suas competências. Ou seja, use sua presença nas redes sociais com sabedoria. O que você posta pode prejudicar sua contratação ou mesmo causar sua demissão, caso você já ocupe uma vaga.

5. Busque informações sobre a legislação

Diferentes profissões possuem legislações específicas que regulam a questão do estágio. Verifique as regras que determinam a realização de estágio na sua profissão, conheça seus direitos e deveres.

6. Conheça a política da sua faculdade sobre estágios

Cada faculdade possui regras específicas quanto a estágios: algumas validam as horas de estágio como disciplina optativa. Para outras o estágio é requisito obrigatório. Outra possibilidade é que o curso não faça exigências quanto a estágios. Conheça as regras da sua faculdade sobre o assunto, esse pode ser um ponto que pode até mesmo atrasar a sua conclusão do curso.

Gostou das nossas dicas? Como você conseguiu um estágio durante a faculdade? Deixe um comentário no post e conte para a gente.

Deixe um comentario