7 dicas para se preparar bem para simulados de vestibular

6 minutos para ler

Os simulados de vestibular são uma alternativa que as escolas e cursinhos oferecem para os alunos se prepararem melhor antes de apostarem suas fichas na prova do vestibular.

Em geral, trata-se de uma avaliação que — como o próprio nome sugere — simula as questões que serão apresentadas nas principais provas. Dessa maneira, os simulados permitem ao candidato usar seus resultados como parâmetro para medir seu desempenho.

Na maioria das vezes, um bom desempenho nos simulados ao longo do ano resulta na aprovação. Sendo assim, nada como saber se preparar para essa prova e aumentar suas chances no vestibular. Confira nossas 7 dicas para acertar nessa preparação!

1. Prepare-se com foco na sua nota de corte

Pesquise sobre a nota de corte do curso do seu interesse e utilize esse valor como referência na hora de fazer os simulados de vestibular. Por exemplo: se você precisa acertar 80% da prova, estabeleça essa meta nos simulados que fizer daqui em diante. De preferência, determine esse corte para todas as questões que realizar, mesmo nas tarefas diárias.

A ideia aqui é treinar para sempre atingir o desempenho necessário para conseguir sua aprovação, mesmo nas atividades que ainda não valem nota. Se até o fim do ano alcançar essa porcentagem se tornar algo recorrente em sua preparação, naturalmente você terá maiores condições para passar na prova e realizar o sonho de começar uma faculdade.

2. Simule o dia da prova

O simulado é uma simulação da avaliação mais importante: o vestibular. Sendo assim, vivencie essa experiência como se realmente estivesse no dia da prova, evitando pensar que se trata somente de um teste de treinamento.

Prepare-se para dar o máximo durante as horas de avaliação e tenha atenção total a aspectos como o horário de entrada, a sala de prova, o preenchimento correto do gabarito e até a pausa para água e lanche.

Ao se acostumar a essa rotina dos simulados de vestibular, a tendência é que, já nos últimos que fizer no ano, você se sinta mais à vontade e sem nervosismo, tendo um rendimento cada vez melhor.

3. Use provas anteriores como referência

Para ter bons resultados nos simulados de vestibular, você pode pegar provas anteriores e tentar estudá-las ou até fazê-las, pois as questões costumam seguir o mesmo estilo. Isso permite que você se acostume com esse tipo de pergunta, evitando surpresas.

Lembre-se de que é importante você ir bem nos simulados, pois isso dá uma dimensão de como está seu rendimento em relação aos estudos e indica um caminho a ser mantido até o vestibular.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Mas, caso isso não aconteça, não se apavore. Após o resultado, procure reler as questões, identificar seus erros e estudar as matérias que considerou mais difíceis. Reforçar a revisão desses tópicos será um diferencial para o dia do vestibular.

4. Mantenha uma frequência

Você pode fazer um ou dois simulados por mês. O ideal é que exista uma frequência e que você se acostume com o tipo de prova que fará no fim do ano. A dica é aproveitar os simulados online e tentar resolvê-los da sua casa mesmo.

Assim, tanto a sua mente quanto o seu corpo não estranharão quando você se sentar para fazer a prova da sua vida. Isso permite diminuir a ansiedade e tensão e, caso seus resultados tenham sido satisfatórios ao longo do ano, terá uma dose extra de confiança para conseguir a aprovação.

5. Faça relatórios com os resultados obtidos

É importante que, depois de ter o resultado do simulado, você faça um relatório, apontando a porcentagem de erros e os motivos pelos quais você errou as questões, que podem ser:

  • você não sabia a resposta;
  • não teve tempo de responder;
  • houve distração, pois era um conteúdo que você dominava.

A partir desses dados, você consegue organizar melhor os estudos, aprende a fazer a gestão de tempo e até se concentra mais para os próximos simulados.

6. Não se esqueça de simular a redação

Os simulados de vestibular também ajudam você a treinar a redação. É a oportunidade para avaliar o que é pedido, pensar no tema, qual ponto de vista você vai defender e qual será a solução que você vai apresentar para a problemática proposta.

Aliás, o treino da redação não precisa acontecer somente na hora do simulado. Você pode estipular que vai escrever um texto por semana, utilizando os temas pedidos em provas anteriores ou sobre assuntos polêmicos que são destaque nos noticiários.

Outras dicas para arrasar na hora de escrever a redação do vestibular são:

  • estude a estrutura de texto para ir se familiarizando com o formato dissertativo-argumentativo;
  • na hora de escrever, vá direto ao ponto, ou seja, nada de enrolação;
  • leia bastante para aumentar seu vocabulário e melhorar a ortografia e gramática;
  • acompanhe as notícias nacionais e internacionais;
  • acostume-se a ler textos de opinião, como colunas de sites, revistas e jornais;
  • revise tudo o que você escreveu para identificar possíveis erros.

7. Tenha atenção para não cometer alguns erros na hora do simulado

Por último, tenha cuidado com alguns erros na hora de fazer os simulados de vestibular:

  • não levar o simulado a sério como se fosse o dia da prova de verdade;
  • ter pressa para ler os enunciados — é importante ter foco para saber o que está sendo pedido;
  • sentir nervosismo na hora da avaliação — a ideia aqui é simular o dia do exame, mas é importante que seja um treinamento para que você possa ter calma na hora de resolver os exercícios;
  • deixar de corrigir o simulado — mesmo que você tenha se saído mal, tire um tempinho para corrigir as questões e descobrir seu desempenho;
  • não avaliar os resultados — além de fazer a correção, é preciso identificar suas dificuldades para que faça um novo planejamento de estudos, se necessário.

Enfim, tomar os simulados de vestibular como uma referência para fazer a melhor prova possível é algo extremamente válido. Sempre tenha em mente que essa avaliação representa uma oportunidade de se adaptar ao estilo da prova que você vai prestar e de assimilar novos conceitos. Por isso, dedique-se a fazer esse tipo de teste durante todo o ano, melhore seus resultados e ingresse na graduação com o pé direito.

Está se preparando para ingressar com tudo no ensino superior e começar a carreira na área que tem tudo a ver com você? Então entenda como funciona o vestibular do UniFOA e conte com a gente para construir um futuro de sucesso!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “7 dicas para se preparar bem para simulados de vestibular

Deixe um comentário