Vestibular

Ano de vestibular: 5 dicas para se preparar para as provas

O ano de vestibular precisa ser um capítulo à parte na sua história. Como ele exigirá uma alta carga de esforço e concentração, sem uma estratégia bem pensada, você encontrará maiores problemas para ser bem-sucedido.

Estar bem preparado é o caminho para chegar a uma boa faculdade, algo que será fundamental no seu futuro profissional. Sendo assim, confira a seguir nossas dicas e comece desde já a se organizar para esse período tão importante na sua vida.

1. Comece estudando o mais difícil

Se você tem dificuldades com uma determinada matéria, deixar para entendê-la pouco antes da prova talvez não seja a melhor alternativa. Chegando perto do vestibular, a tendência é que o seu nível de tensão fique maior e as coisas se tornem mais difíceis.

Por isso, o ideal é se dedicar o quanto antes às matérias mais difíceis para, dessa forma, ter maior tranquilidade e tempo para aprender.

2. Crie uma rotina de estudos diária

Como você terá um ano para estudar, será preciso se organizar para dar conta de toda a matéria. Uma boa dica é criar um cronograma de estudos. Defina horários e distribua as matérias por tempo.

Se for o caso, você pode diminuir o tempo necessário para estudar uma matéria que considera mais fácil para se concentrar mais naquela que costuma trazer maiores dificuldades. A estratégia quem define é você, mas lembre-se: é preciso dar conta de estudar tudo até o fim do ano.

3. Encontre o método que julgar ideal

Existem diferentes maneiras de aprender e a ideal é aquela que mais se aproxima do seu perfil pessoal. Por isso, considere as metodologias existentes para facilitar seu aprendizado. Algumas das mais populares são:

Estudo intercalado

Quando você mistura diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos. Por exemplo, Matemática e História, Química e Português.

Autoexplicação

Quando você reflete sobre as novas informações e tenta “dar uma aula” para si mesmo.

Mapas mentais

Consiste na criação de mapas mentais onde você visualiza o que aprendeu. É uma espécie de resumo.

Pomodoro

Serve para você gerenciar melhor seu tempo. Crie uma lista de tarefas, cronometre 25 minutos para cada, com um descanso de 5 minutos entre elas. A cada 4 tarefas, pare por 30 minutos, então você terá estudado 100 minutos no ciclo. Você pode fazer isso por diferentes períodos, mas nunca vá além de 25 minutos para cada matéria.

4. Treine para as provas que fará

Cada vestibular segue uma linha determinada pela instituição que o realiza. Sendo assim, conhecendo o perfil de cada avaliação você tem como se preparar melhor para ela. Essa informação pode ser encontrada no edital, por isso, procure ao menos dar uma lida nesse documento quando for lançado.

Além disso, faça provas de anos anteriores. Esse treinamento será muito importante para que você conheça o perfil da avaliação e tenha como assimilar melhor as questões.

5. Cuide da sua saúde

Por fim, uma dica tão importante quanto as anteriores. De nada adianta você estudar o ano inteiro e chegar demasiadamente estressado ao dia da prova. É preciso se concentrar em atividades que façam com que a sua saúde esteja em dia e a sua cabeça, tranquila.

Cuide da saúde, fazendo uma alimentação balanceada durante o ano e fazendo exercícios. Pode não parecer, mas isso ajuda muito no seu rendimento, tanto no dia a dia de estudos quanto na hora de fazer a prova.

Ano de vestibular é sempre um desafio. Quer saber mais? Então saiba como estudar sozinho e ter sucesso com isso.

Deixe um comentario