Quer saber quais são as áreas de atuação da Nutrição? Nós contamos agora!

4 minutos para ler

O mercado de trabalho é bastante favorável para os nutricionistas. Afinal, como são muitas as áreas de atuação da Nutrição, a oferta de vagas costuma ser ampla. Essa liberdade de escolha também é bastante positiva porque permite aos profissionais priorizarem suas preferências de atendimento.

Assim, fica bem mais fácil equilibrar satisfação profissional e pessoal, algo importantíssimo quando se trata de carreira. Está pensando em fazer esse curso, mas não sabe qual área seguir? Então continue a leitura que nós explicaremos tudo para você!

O que faz o nutricionista?

Prevenção, recuperação e promoção do bem-estar são objetivos básicos dessa profissão. Estamos falando de um dos ofícios mais importantes da área da saúde, que é crucial no combate a doenças como obesidades, diabetes e outros distúrbios relacionados à alimentação.

Listamos aqui as principais funções de um nutricionista. Veja:

  • prescrever hábitos alimentares saudáveis e compatíveis com a rotina de cada indivíduo, incluindo menu para pessoas com dietas restritivas;
  • promover ações a favor de estilos de vida saudáveis por meio da alimentação;
  • dar assistência à comunidade a partir da conscientização sobre escolhas alimentares corretas;
  • fornecer informações nutricionais para a indústria de alimentos, zelando pela fabricação de produtos mais saudáveis;
  • criar e fiscalizar cardápios de restaurantes comerciais ou corporativos, favorecendo o ganho nutricional adequado.

Quais são áreas de atuação da Nutrição?

Vamos agora às principais áreas de atuação desse profissional.

Nutrição clínica

Atualmente, é difícil encontrar alguém que ainda não tenha cogitado ir a um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar. Por isso, nutricionistas que desejam montar um consultório particular com certeza terão clientela cativa. Quem não quiser trabalhar por conta própria, pode optar pelo atendimento em clínicas e hospitais, onde a demanda também é numerosa.

Nutrição esportiva

A nutrição esportiva já faz parte do cronograma de atividades de clubes, academias e demais centros de treinamento. O setor é focado no acompanhamento nutricional de atletas profissionais ou amadores, independentemente do nível de atuação. O objetivo de um nutricionista esportivo é aliar a dieta à rotina do esportista, favorecendo seu desempenho.

Indústria de alimentos

Nutricionistas também têm vaga garantida em vários setores da indústria alimentícia. O foco é zelar pela fabricação dos produtos, fazendo com que eles cheguem mais saudáveis às prateleiras dos mercados. Esse ramo é um dos que mais cresce nos dias de hoje, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o consumo consciente.

Gastronomia

Especialmente em restaurantes renomados, o chef de cozinha trabalha sempre em conjunto com um bom nutricionista. Nessa parceria, eles conseguem aliar o sabor e a apresentação dos pratos com os benefícios nutricionais que aqueles ingredientes trarão à nossa saúde.

Ensino

Um ramo que traz bastante estabilidade para o profissional da Nutrição é a carreira docente. Nesse caso, quem trabalha com ensino geralmente se especializa em cursos de mestrado e doutorado, assumindo cargos de professores universitários e contribuindo para a pesquisa científica na área.

Agora que você já conhece as principais áreas de atuação da Nutrição, ficou mais fácil se decidir e fazer uma escolha compatível com seus interesses profissionais. Apenas lembre-se de que, além de escolher o curso certo, é essencial contar com uma faculdade renomada para iniciar os estudos e garantir um diploma valorizado no mercado.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco e conheça melhor os nossos cursos!

Posts relacionados

Um comentário em “Quer saber quais são as áreas de atuação da Nutrição? Nós contamos agora!

  1. What i do not realize is if truth be told how you are now not really much more well-liked than you might
    be now. You are very intelligent. You understand thus considerably with regards to this subject, made me personally believe it from
    so many numerous angles. Its like women and men aren’t involved except it’s
    one thing to accomplish with Girl gaga! Your individual stuffs outstanding.
    All the time maintain it up!

Deixe um comentário