Conheça 6 possíveis áreas de atuação do Direito

4 minutos para ler

Seguir carreira em Direito é o grande sonho de muitas pessoas que reconhecem a importância de um curso superior para ter um bom futuro profissional. Além de ser uma formação bastante tradicional e valorizada pela sociedade, ela também é vantajosa devido às diversas áreas de atuação do Direito disponíveis no mercado de trabalho.

Com 5 anos de duração, a graduação em Direito conta com uma grade curricular que inclui disciplinas sobre várias dessas áreas. Assim, o estudante tem a oportunidade de pensar, ainda no decorrer do curso, qual delas acha mais interessante para trabalhar depois de formado.

Neste post, listamos 6 dos principais segmentos de atuação do Direito para você conhecer e entender um pouco sobre as grandes oportunidades que essa profissão reserva para quem aposta nela. Confira!

1. Direito Ambiental

Nessa área, o objetivo é regular a relação das pessoas, empresas e órgãos governamentais com o meio ambiente, evitando o desgaste dos recursos naturais. Assim, o advogado ambientalista geralmente trabalha com foco na prevenção dos danos ambientais, de forma que encontra muitas oportunidades em consultoria, auditoria e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental.

2. Direito Digital

Esse ramo do Direito é resultado da necessidade de lidar com questões jurídicas relacionadas ao uso de recursos tecnológicos como aplicativos, redes sociais e a Internet como um todo. Processos que envolvem fraudes em lojas virtuais, vazamentos de dados, difamação no ambiente on-line e uso de conteúdos que violam direitos autorais e de imagem são alguns exemplos de ações em que o profissional pode atuar.

3. Direito do Consumidor

Graças ao popular Código de Defesa do Consumidor, essa certamente é uma das áreas de atuação do Direito mais conhecidas. O advogado que trabalha nesse ramo lida com processos que tratam das relações entre consumidores e fornecedores de bens e serviços. Para evitar problemas com a lei, muitas empresas buscam consultoria com profissionais da área.

4. Direito de Família

O Direito de Família é a parte do Direito Civil que trata das questões jurídicas que envolvem o mesmo grupo familiar, regulando direitos e deveres dos seus membros. Processos de divórcio, disputas pela custódia dos filhos, adoção e requerimento de pensão alimentícia são casos nos quais o advogado atua nessa área.

5. Direito Penal

O Direito Penal, que também pode aparecer nos livros de Direito como Direito Criminal, é voltado para a atribuição de penas àqueles indivíduos transgressores das leis, de acordo com o Código Penal. Como advogado criminalista, o profissional pode trabalhar na defesa de clientes que enfrentam acusações de crimes e desejam provar sua inocência ou conseguir penas mais brandas.

6. Direito Trabalhista

Nesse ramo, também bastante difundido, o foco são as relações jurídicas entre empregados e empregadores. Por isso, o advogado que segue carreira em tal segmento normalmente atua em ações para proteger os direitos dos trabalhadores ou, ainda, presta consultoria para empresas preocupadas em seguir a legislação a fim de evitar processos.

Para trabalhar em qualquer uma das áreas de atuação do Direito, é fundamental ter uma formação de qualidade e alcançar a aprovação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma exigência para exercer a profissão. Portanto, tenha bastante cuidado na hora da escolha da universidade para cursar a graduação e se preparar para essa carreira cheia de desafios e oportunidades.

Gostou de conhecer as áreas de atuação do Direito? Entre em contato com o UniFOA para ficar por dentro de todos os detalhes sobre essa graduação!

Posts relacionados

3 thoughts on “Conheça 6 possíveis áreas de atuação do Direito

  1. Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to
    my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to
    her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it
    pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell
    someone!

  2. hi!,I really like your writing very a lot! proportion we be in contact more about your post on AOL?
    I require a specialist in this space to resolve my problem.
    May be that’s you! Having a look ahead to peer
    you.

Deixe um comentário