Ciências biológicas: conheça a área e o campo de atuação

As Ciências Biológicas abrangem cursos que estudam todas as formas de vida, como seres humanos, animais, plantas etc. O objetivo da área é compreender o funcionamento e integração do meio ambiente com os seres vivos.

É a área de estudo ideal para aqueles que são curiosos, gostam de contato com a natureza e têm interesse em trabalhar com pesquisas. Você se encaixa nesse perfil e deseja saber mais sobre os cursos? Trouxemos um texto com os principais campos de atuação das Ciências Biológicas. Confira!

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas — ou Biologia — tem duração de 3 a 4 anos e é oferecido em dois tipos de habilitação: licenciatura e bacharelado. Nos dois cursos, o aluno estudará os seres vivos como um todo, terá aulas dinâmicas em laboratórios e fará visitas técnicas. Para obter o diploma, também é necessário cumprir o estágio curricular obrigatório.

A licenciatura forma professores, que atuarão em escolas de ensino fundamental ou médio. Para os que pretendem dar continuidade aos estudos — investindo em mestrado ou doutorado —, as opções são ainda mais amplas, uma vez que podem também trabalhar em universidades.

Por outro lado, o bacharelado tem como objetivo capacitar profissionais para atuar em pesquisas, desenvolvimento e aplicação de processos biológicos. O mercado de trabalho é bastante diversificado, podendo os profissionais atuarem em laboratórios, empresas de pesquisa, consultorias, órgãos regulamentares etc.

Medicina

Medicina é o curso ideal para os que desejam uma profissão dinâmica, cheia de desafios e bem remunerada. Não é à toa que é um dos cursos mais procurados pelos vestibulandos!

O curso de bacharelado — com duração de 6 anos — forma o clínico geral, que pode atuar em diversas áreas, realizando o primeiro atendimento do paciente. Caso queira se especializar em alguma área, o médico deverá fazer uma especialização ou residência médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Sem dúvida, é uma profissão que exige empatia, flexibilidade e dedicação total aos estudos. Porém, todo este investimento vale a pena! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Medicina é a carreira mais bem remunerada do país e a que apresenta o menor índice de desemprego. Concursos públicos para médicos atuarem em postos de saúde, por exemplo, chegam a oferecer salários de cerca de 20 mil reais. Nada mal, não é mesmo?

Odontologia

Odontologia é a ciência voltada para o estudo e tratamento da boca, gengiva e ossos da face. O curso tem habilitação na modalidade de bacharelado — com duração média de 5 anos — e a grade curricular conta com disciplinas como Anatomia, Estética Dental, Endodontia Clínica, dentre outras.

Assim como nas demais áreas da saúde, o dentista também deve ser paciente e gostar de cuidar das pessoas. Afinal, ele é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes.

Ao se especializar, o profissional de Odontologia pode desempenhar atividades em diversas áreas, como Ortodontia, Traumatologia, Cirurgia, dentre outras. Em cidades do interior e longe dos centros urbanos é onde se encontram as melhores oportunidades de emprego, tendo o profissional também a opção de montar o seu próprio consultório.

Enfermagem

O enfermeiro é o profissional responsável por acompanhar e cuidar de pacientes, prestando todo tipo de assistência em relação ao tratamento médico. Muitas vezes, é ele quem presta os primeiros socorros, administra medicamentos, faz curativos e recolhe material para exame.

Clínicas e hospitais são os lugares que mais disponibilizam vagas para enfermeiros, porém, o mercado é amplo e oferece oportunidade para trabalhadores autônomos. Na assistência domiciliar, por exemplo, o enfermeiro cuida de pacientes que precisam de cuidados especiais em casa. Outra área promissora é a enfermagem do trabalho, na qual o profissional atua na elaboração de programas de prevenção e orientação dos trabalhadores nas empresas.

Se você se interessou pelo curso, prepare-se para estudar disciplinas como Saúde Coletiva, Anatomia, Farmacologia, dentre outras. Ele tem duração média de 4 anos e, a partir do terceiro semestre, o aluno já dá início ao estágio em laboratórios e hospitais.

Gostou de saber mais sobre a área de Ciências Biológicas? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse modo, você receberá nossas atualizações na sua caixa de entrada!