Clínica universitária: por que é um diferencial essencial para a sua formação em Odontologia?

Quem escolhe fazer carreira na área da saúde, como o aluno de Odontologia, vai trabalhar diretamente com pessoas. Dessa maneira, além de todo o conteúdo teórico que a graduação oferece, é fundamental vivenciar a prática — e essa é a proposta da clínica universitária.

É uma oportunidade para os alunos realizarem os mais diferentes atendimentos na área de saúde bucal, ou seja, é a certeza de adquirir o conhecimento de forma completa, unindo teoria e prática.

Quer entender melhor como funciona a clínica universitária e por que você deve escolher uma faculdade de Odontologia com esse diferencial? Acompanhe nosso post!

O que é clínica universitária?

É um serviço que algumas Instituições de Ensino Superior (IES) oferecem para a comunidade com um valor acessível. Os atendimentos são realizados pelos alunos sob a supervisão de um professor.

No caso do curso de Odontologia, o aluno vai aprimorando seus conhecimentos e habilidades com a atividade clínica, pois vai lidar com casos de pequena complexidade, como remoção de cárie e tártaro, mas também com procedimentos cirúrgicos.

É uma maneira de a faculdade ter, em sua matriz curricular, uma formação prática de qualidade ao mesmo tempo em que presta um papel social de extrema importância: cuidar da saúde bucal da população.

São oferecidos atendimentos preventivos e tratamentos em diferentes especialidades, inclusive voltados para estética, nos quais o paciente custeia apenas as taxas referentes aos materiais utilizados.

Quais os serviços oferecidos?

No Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a clínica universitária de Odontologia oferece atendimento de saúde bucal para a comunidade nas seguintes áreas:

• endodontia (tratamento de canal radicular);
  • cirurgia oral (extração dentária, remoção de freio labial);
  • dentística e odontologia estética (clareamento dentário, facetas dentárias, restaurações estéticas);
  • diagnóstico bucal e semiologia (estudo de alterações do complexo bucal);
  • implantodontia (implantes dentários);
  • odontopediatria (atendimento ao público infantil);
  • ortodontia (tratamentos para corrigir posicionamento dos dentes e ossos maxilares);
  • periodontia (tratamento de gengiva e estrutura de sustentação dos dentes);
  • próteses (dispositivos para reposição de dentes perdidos).

Por que é um diferencial no curso de Odontologia?

A graduação em Odontologia tem duração de 5 anos com disciplinas teóricas e práticas. A clínica universitária deve fazer parte desse aprendizado, afinal, o aluno precisa adquirir todas as habilidades para oferecer um atendimento seguro e de qualidade. É uma forma também de ele ficar por dentro das atualizações tecnológicas da área.

Além do conhecimento prático — essencial principalmente em cursos na área da saúde —, a vivência clínica em diferentes segmentos será importante para o futuro dentista descobrir em qual segmento pretende atuar e com qual público. Assim, ficará mais fácil decidir em quais áreas ele quer se especializar para crescer na carreira.

Ao pesquisar sobre a instituição de ensino para fazer o curso de Odontologia, verifique, além do credenciamento no Ministério da Educação (MEC), da matriz curricular e da qualidade do corpo docente, se existe o serviço de clínica universitária — que, certamente, será um diferencial para sua formação.

Você quer fazer carreira como dentista? É uma área realmente promissora para quem tem uma formação de qualidade, como a graduação do UniFOA. Entre em contato conosco e conheça mais detalhes do nosso curso!