Vestibular

Como estudar para o enem? 5 erros fatais que você não pode cometer

Quem está se preparando para fazer o vestibular e ingressar no ensino superior, com certeza já recebeu diversas dicas sobre como estudar para o Enem e as melhores formas de se organizar para se sair bem no dia da prova.

No entanto, na hora de colocar as dicas em prática, muita gente se apavora com o volume de matérias e acaba cometendo alguns erros que podem comprometer — e muito! — o desempenho no momento da avaliação. Por isso, fizemos uma lista com 5 atitudes que devem ser evitadas para garantir o sucesso nos estudos. Confira!

1. Não estabelecer uma rotina

A falta de organização não só atrapalha a sua produtividade como também reduz a sua motivação. E o segredo para driblar esse mau hábito é um só: planejamento!

Procure descobrir com antecedência o conteúdo da prova para conseguir programar melhor o seu tempo, estabelecer um calendário de estudos desde o início do ano e criar uma rotina realmente eficiente para não deixar nenhum conteúdo para trás.

2. Se esquecer de cuidar da saúde

Varar a noite estudando, passar muitas horas seguidas sobre os livros e cadernos, exagerar na quantidade de café e não se alimentar direito são péssimos costumes, mas acabam sendo adotados na rotina de quem está se preparando para uma prova importante.

E se você se identificou com o parágrafo acima, a nossa dica é: fuja dos maus hábitos! Respeite as horas de sono exigidas pelo seu organismo, procure ter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios para manter o corpo e a mente sempre saudáveis.

3. Focar apenas na teoria

Ser craque em leitura e interpretação de textos faz toda a diferença em uma prova como o Enem, mas para garantir uma preparação eficiente, é preciso combinar a teoria com muito exercício.

Além de auxiliar na hora de fixar os conteúdos aprendidos, as atividades práticas também vão lhe ajudar a conhecer o seu ritmo de prova e a treinar para o grande dia.

4. Estudar somente as suas matérias favoritas

Deixar para depois aquelas disciplinas que você não gosta é um erro bastante comum, e que deve sim ser evitado. Afinal, são justamente essas matérias que merecem uma atenção especial.

Aqui, o jeito é respirar fundo e buscar metodologias que possam ajudá-lo a absorver esses conteúdos de forma efetiva e com mais tranquilidade.

5. Deixar dúvidas para trás

Quando encontramos alguma dificuldade na matéria, dá logo aquela vontade de pular para o capítulo seguinte, não é mesmo? Mas é justamente essa dúvida que fica para trás que pode se acumular, gerando outros questionamentos e comprometendo o rendimento dos estudos.

Para evitar essa situação, o melhor mesmo é sanar as dúvidas no momento em que elas surgem. Por isso, não deixe de anotar as suas perguntas, compartilhe com outros colegas que podem cooperar com você e, claro, conte sempre com o apoio dos seus professores.

E para conferir outras dicas que vão lhe ajudar a mandar bem no Enem e nos vestibulares, é só seguir a gente no Facebook, no Twitter ou no Instagram!

Deixe um comentario