Como estudar para o vestibular sozinho e ter sucesso com isso?

É perfeitamente possível estudar para o vestibular sozinho, ainda mais em tempos modernos em que a maior parte dos recursos já está acessível na internet.

Até alguns anos atrás, para passar no vestibular era preciso se matricular em um cursinho, pois essa era a única possibilidade viável. Hoje, já existem cursos generalistas e específicos, além de materiais e uma série de conteúdos que permitem que você consiga a sua aprovação.

Entretanto, só isso não garante o sucesso do vestibulando. É preciso ter critérios para estudar e melhorar o seu desempenho. Quer saber como? Então acompanhe nossas dicas.

Crie um cronograma de estudos

Cuide primeiro da sua organização. Verifique quantos dias você terá até a prova e divida-os pelo número de matérias que você terá que estudar, considerando também o período de descanso.

São dez meses para oito matérias? Então considere 20 dias úteis por mês, imaginando que você estudaria de segunda a sexta. Multiplicando esse número por 10, você tem 200 dias para estudar. Divida por oito e terá 25 dias para cada matéria.

Obviamente, você não estudaria uma matéria por vez. Assim, faça a divisão de acordo com suas prioridades e mantenha a disciplina, procurando ver todo o conteúdo exigido.

Defina suas prioridades

As instituições atribuem pesos diferentes às matérias dependendo do curso em questão. Assim, se você for de Exatas, terá mais pontos se acertar questões de Matemática, Física e Química do que se for bem na prova de História, por exemplo. Por isso, é importante que você estabeleça prioridades em função de sua área.

Não significa que você deva abrir mão de outras matérias (lembre-se de respeitar seu cronograma), mas que precisa concentrar sua energia naquelas que podem fazer você ir melhor na prova. Isso diz respeito a colocar essas matérias nos horários que você considera que rende mais e ter maior cuidado diante de dúvidas.

Tenha horários fixos para estudar

A disciplina será fundamental nesse momento da sua vida. Sendo assim, determine os horários de estudo para ter como evitar que as tarefas se acumulem.

Você pode dividir seus estudos em dois períodos, por exemplo, o da manhã, das 8h às 12h e o da tarde, das 14h às 18h.

Assim você estuda oito horas por dia, um número considerado bom e, ainda, tem tempo para descansar um pouco depois do almoço e no período da noite.

Adquira livros sobre as disciplinas

Alguns cursos online oferecem materiais didáticos, outros deixam que o aluno organize isso. Independentemente de qual for a sua situação, é importante contar com as ferramentas certas para ir bem na prova.

Uma dica é recorrer a sebos e comprar livros de cursinhos, pois eles são desenvolvidos com foco no vestibular. Nesse ponto, é preciso cuidado para não adquirir materiais desatualizados. Procure verificar na publicação se o livro foi editado no máximo um ano antes.

Faça provas anteriores

Um diferencial que você não pode deixar que outros estudantes tenham em relação a você é na questão dos simulados e provas anteriores. Acredite: realizar os exames passados dá a você o condicionamento necessário para entender o estilo da prova e diminuir o seu grau de dificuldade.

Por isso, não deixe de correr atrás tanto das avaliações anteriores quanto dos simulados que os cursinhos fazem (muitos deles ficam disponibilizados na internet).

Por fim, estude com disciplina e foco. Esse é o único caminho para levar você ao sucesso e, hoje, ele já pode ser feito mesmo por quem estuda sozinho.

Agora que você já sabe como estudar para o vestibular sozinho, deixe aqui a sua dúvida sobre o assunto. Estamos à disposição para esclarecê-la.

Deixe um comentario