Confira 7 filmes essenciais para futuros advogados

O entretenimento pode ser uma boa fonte de informação quando usado de maneira criteriosa. É assim no que diz respeito ao vestibular, fase da vida da pessoa em que ela precisa se cercar do máximo possível de conhecimento a respeito de determinada carreira para, então, escolher bem.

Na área do Direito é possível encontrar no cinema exemplos interessantes de como funciona a profissão do advogado e o universo com o qual ele terá que lidar. Quer saber quais são eles? Então acompanhe.

1. Um sonho de liberdade

Numa grande obra de Stephen King, o personagem Andy Dufresne (Tim Robbins) é acusado pela morte de sua esposa, sendo condenado à prisão perpétua. Dentro da cadeia ele e outros detentos passam por uma série de situações que mostram como o sistema carcerário pode agir sobre uma pessoa.

É um filme que trata não sobre a carreira do advogado propriamente dita, mas sobre os desdobramentos dela.

2. Carandiru: o filme

Da mesma forma como “Um sonho de liberdade”, “Carandiru” retrata a realidade do sistema penitenciário.

Mas neste caso, porém, a história contada por Dráuzio Varella sobre o período de seu trabalho voluntário na instituição, serve para que almejantes de uma carreira de Direito Penal tenham um parâmetro mais preciso para conhecer a realidade do que acontece no Brasil.

3. Hotel Ruanda

Hotel Ruanda é uma história real, passada durante a guerra civil na Ruanda, um país da África. A disputa entre os grupos étnicos tutsis e hutus tornou-se uma questão diplomática quando Paul Rusesabagina (Don Cheadle) passou a abrigar perseguidos nessa guerra dentro de seu hotel, o Hotel des Mille Collines.

Mais do que a diplomacia, o filme também oferece elementos para a reflexão sobre os Direitos Humanos, algo fundamental para qualquer advogado.

4. Se7en — Os Sete Crimes Capitais

O personagem John Doe é um psicopata que comete crimes seguindo a ordem dos sete pecados capitais. Na história, Kevin Spacey dá vida ao grande vilão, numa das atuações mais marcantes de sua carreira.

Mas é a maneira de atuar de seu advogado que chama a atenção no que diz respeito ao Direito. Com uma argumentação precisa, ele defende seu cliente como ninguém.

5. Filadélfia

No filme, o personagem de Tom Hanks, Andrew Beckett, é demitido de um escritório de advocacia quando é descoberto com Aids. A partir de então ele contrata o advogado Joel Miller, interpretado por Denzel Washington, para defendê-lo nos tribunais contra o escritório.

O processo envolve advogados em todas as partes e para o pretendente à carreira de Direito, é interessante ver a atuação dos personagens tanto na acusação, quanto na defesa.

6. Advogado do diabo

No Direito, todos merecem uma defesa. É nessa lógica que o personagem de Keanu Reeves defende um homem acusado de matar a própria família, mesmo que ele tenha uma série de características sombrias.

O interessante do filme de 1997 é justamente trabalhar com esse princípio básico do Direito, que exige uma postura ética da defesa.

7. A vida de David Gale

Novamente Kevin Spacey. E novamente uma grande obra. Neste filme de 2003, o ator interpreta um ativista contra a pena de morte que acaba sendo injustamente acusado de um crime e condenado à pena contra a qual sempre lutou.

A sugestão é válida, pois a questão da pena de morte é amplamente discutida na obra e trata-se de algo muito atual.

Gostou das nossas sugestões de filmes para advogados? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

2 thoughts on “Confira 7 filmes essenciais para futuros advogados