Home Vestibular

Conheça 6 hábitos que vão te ajudar a manter o foco nos estudos

Ter concentração e continuar focado durante o tempo destinado para estudar não é tarefa fácil, exigindo autocontrole, esforço e dedicação. Em um mundo cada vez mais recheado de informações, torna-se um desafio resistir e ficar longe das distrações. Mesmo sendo difícil, não é impossível manter o foco nos estudos, existindo algumas estratégias que podem ser bastante úteis para alcançar esse objetivo.

Desenvolver alguns comportamentos e realizar certas atividades podem ajudar o estudante a se manter focado e, consequentemente, elevar a sua produtividade nos estudos. Então, que tal melhorar o seu desempenho? Para isso, é só continuar lendo este post para conhecer os 5 hábitos que vão te ajudar a manter o foco nos estudos. Confira!

1. Realize atividades físicas regulares

A prática regular de atividades físicas, como caminhada, corrida, esportes individuais ou coletivos, ginástica, musculação etc., libera substâncias que relaxam o organismo, o que equilibra o funcionamento das atividades corporais e mentais. Além disso, o exercício físico contribui para a diminuição da ansiedade, regulação do sono e aumento dos níveis de atenção, levando ao bem-estar geral da pessoa e à disposição para estudar.

2. Pratique yoga

A prática de yoga — uma metodologia caracterizada por levar uma pessoa de um lugar/estado a outro — libera o estresse celular, deixando o corpo e a mente tranquilas, o que eleva a capacidade de compreensão com uma menor demanda de tempo. Praticar yoga também acalma o organismo, melhora o grau de retenção de informações e aumenta os níveis de concentração e foco.

3. Faça pausas

Realizar intervalos durante os períodos de estudos é fundamental para manter a concentração, já que é nas pausas que o estudante pode descansar e recarregar as forças para continuar estudando. O ideal é que os intervalos ocorram a cada 2 horas ou quando a pessoa percebe que está começando a ter dificuldades para processar o material que está estudado. As características das pausas vão depender do estudante e da matéria.

4. Estude sozinho

Mesmo sendo muito divertido e até mesmo instrutivo estudar em grupo, essa dinâmica pode diminuir a produtividade do estudante, já que, junto a colegas, é muito mais fácil se envolver com outros assuntos e perder a concentração. Por isso, o ideal é estudar sempre sozinho, deixando as atividades em grupo apenas para poucas ocasiões e, de preferência, que exijam a presença de outras pessoas, como reuniões para tirar dúvidas.

5. Fuja das distrações

De nada adiantará cultivar os hábitos anteriormente apresentados se o estudante se deixar levar pelas interferências comuns do dia a dia. Para evitar as distrações, é fundamental que as horas reservadas aos estudos sejam vivenciadas em um local silencioso e sem potenciais interrupções de outras pessoas. O telefone deve ser deixado para depois, assim como a TV, as redes sociais ou qualquer outra atividade interferente.

6. Ponha esses hábitos em prática e tenha foco nos estudos

Agora que você conhece poderosas estratégias para ser capaz de manter o foco nos estudos e ganhar produtividade na sua vida acadêmica é hora colocar esses novos hábitos em prática. Por isso, não perca tempo e comece já a organizar a sua rotina para incorporar essas atitudes positivas!

Gostou do que ficou sabendo? Então, não se esqueça de deixar o seu comentário!

Deixe um comentario