Conheça as 4 carreiras jurídicas mais promissoras

3 minutos para ler

Assim como diversas profissões, o Direito ganhou uma gama de opções ao longo dos últimos anos. São diversas carreiras jurídicas disponíveis para todo o tipo de perfil profissional, bastando que você escolha, durante o curso, quais são os assuntos que mais despertam a sua curiosidade.

Antigamente, o bacharel em Direito formava-se para advogar em nome das pessoas, ou para se tornar juiz. Hoje em dia, o Direito está presente em qualquer ramo da sociedade e, cada vez mais, cresce a demanda por bons profissionais na área.

Veja, abaixo, 4 carreiras jurídicas promissoras para você que pensa em estudar Direito:

1. Direito ambiental

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade cresceu muito nas empresas e na sociedade, nos últimos anos. A crença cada vez maior de que os recursos naturais são escassos e que depende de cada um de nós cuidarmos da preservação do nosso planeta, levou a uma maior fiscalização com relação às atividades organizacionais.

Com isso, as empresas vêm buscando incrementar suas ações por meio de investimentos, tanto em estrutura física, como em capital humano. E uma das áreas que vem sendo muito fomentada é o Direito ambiental.

Essa disciplina estuda as leis, direitos e deveres que regem a atuação das empresas com relação ao meio ambiente, envolvendo ações socioambientais, coletas seletivas, descarte de materiais, respeito às regras de mineração etc.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

2. Direito trabalhista

Basta ligar a TV, o rádio ou acessar à Internet para ver a quantidade de notícias envolvendo as questões trabalhistas. Atualmente, são duas frentes de atuação muito importantes.

Uma delas diz respeito às mudanças propostas pelo Governo nas leis que regem os direitos do trabalhador. Trata-se de uma matéria tão polêmica quanto extensa e cheia de detalhes, que vai exigir muito trabalho dos advogados trabalhistas nos próximos anos.

A outra são as inúmeras ações decorrentes das demissões ocasionadas pela crise financeira, pela qual o país vem passando. Aos poucos, a economia vem sendo retomada, mas ainda haverá muitas demandas na justiça do trabalho, o que gerará boas oportunidades para quem quiser advogar nessa área.

3. Direito empresarial

O Direito empresarial nunca foi uma área de destaque no curso, mas isso deve mudar em breve. A quantidade de startups e novas empresas que vêm surgindo com força no mercado, demandará uma atuação forte e incisiva dos advogados que escolherem essa área.

4. Área pública

A área pública sempre foi objeto de desejo de uma grande parcela das pessoas que cursam Direito e isso não deve mudar nos próximos anos. Embora estejam sendo ofertadas menos vagas em concursos para as empresas públicas — reflexo da crise financeira —, a Reforma da Previdência deverá gerar novas vagas nesse setor.

Além disso, o aumento de demanda na área trabalhista, conforme já comentamos, deve produzir novos postos de trabalho nos tribunais regionais do trabalho e também nas comarcas, que precisarão de novos juízes.

Como você viu, o Direito continua sendo um curso promissor, principalmente com as novas carreiras jurídicas que vêm despontando no mercado. Se você ainda está em dúvida, ou tem algum questionamento, participe e deixe seu comentário aqui no post!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário