Conheça as principais áreas da odontologia e saiba por que valem a pena

Ao escolher uma profissão, é muito importante levar em conta as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Nesse sentido, a variedade de áreas da Odontologia torna esse curso uma ótima alternativa para quem busca uma carreira promissora.

Odontologia é muito mais do que apenas tratar ou extrair dentes. Esse é um campo do conhecimento cheio de ramificações que permitem que o profissional siga o caminho que mais lhe despertar interesse, aliando realização pessoal e profissional.

Por isso, se você tem curiosidade sobre esse curso, continue lendo para conhecer as principais áreas da Odontologia e entender por que vale a pena apostar nelas!

Clínica Geral

Essa é a área mais conhecida da Odontologia. O clínico geral é aquele dentista que acompanha a saúde bucal dos seus pacientes ao longo do tempo. Ele realiza procedimentos como limpeza bucal, restauração e extração de dentes, tratamento de cáries e aplicação de flúor, entre outros.

Uma vez que esse é um profissional que deve ser procurado regularmente, o mercado de trabalho é bastante receptivo. São muitas as oportunidades, seja trabalhando em clínicas ou em consultório próprio.

Ortodontia

O ortodontista é requisitado, especialmente, por adolescentes e adultos que precisam fazer uso de aparelhos ortodônticos para corrigir a posição da arcada dentária. Dado o número de pessoas que necessitam de tratamentos com aparelhos, pode-se imaginar o quanto a demanda por ortodontistas é alta.

Além disso, o profissional também trabalha com a prevenção de problemas relacionados ao posicionamento dos dentes. Analisando o histórico médico e dentário do paciente e realizando exames clínicos, é possível definir o melhor tratamento ortodôntico para o paciente.

Odontopediatria

Nessa especialidade da Odontologia, o profissional se ocupa da saúde bucal do público infantil. Ele busca preservar a dentição de leite, o que ajuda muito na mastigação e no desenvolvimento da fala e, consequentemente, tem influência na autoestima e no equilíbrio emocional das crianças.

Por tratar pacientes tão jovens, o odontopediatra precisa ter calma e paciência para lidar com eles, principalmente por causa do receio que muitas crianças têm de ir ao dentista. Em contrapartida, o trabalho pode ser muito gratificante para aqueles que se identificam com as particularidades desse ramo, já que é muito procurado.

Odontologia Legal

Essa é uma especialidade mais recente entre as áreas da Odontologia, mas muito promissora e interessante. Nesse setor, o profissional elabora laudos e pareceres técnicos a partir de exames e perícias forenses, uma função que é bastante requisitada.

Assim, ele usa os conhecimentos para identificar cadáveres por meio da arcada dentária, quando esses corpos não estão em condições de serem reconhecidos visualmente, como é o caso de indivíduos que foram carbonizados. Outras atividades são a avaliação da idade de pessoas e a análise de marcas de mordidas durante a investigação de crimes.

Existem, ainda, várias outras áreas da Odontologia a serem exploradas. Alguns exemplos são a Implantodontia, voltada para os implantes dentários, e a Periodontia, que cuida das gengivas e dos ossos de sustentação dos dentes. Portanto, fica evidente que esse curso é uma ótima escolha para quem almeja grandes oportunidades na carreira, sendo reconhecido e valorizado pelo seu trabalho.

Ficou interessado nessa profissão? Entre em contato com o UniFOA e saiba mais sobre o nosso curso de Odontologia!