Conheça mais sobre a faculdade de Ciências Contábeis

Você é daqueles alunos que tem facilidade com números, é ligado em Economia e gosta de lidar com pessoas? Já pensou em fazer faculdade de Ciências Contábeis? O contador é um profissional-chave em qualquer empresa, do setor público e privado, por isso é uma carreira que sempre está aquecida.

Quer entender em detalhes como é essa graduação, qual o perfil do aluno que resolve seguir essa carreira, bem como as perspectivas profissionais? Então confira nosso post e veja também a importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade para fazer o curso!

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado e dura 4 anos. A matriz curricular é bem completa e, além de aulas de Administração, Matemática, Estatística, Filosofia, Ética Profissional e Direito, o aluno vai acompanhar ainda as disciplinas de:

• Microeconomia;

• Contabilidade de Custos;

• Contabilidade Governamental;

• Contabilidade Intermediária;

• Contabilidade Social e Ambiental;

• Macroeconomia;

• Mercados Financeiros, Monetários e de Capitais;

• Sistema de Informações Gerenciais;

• Contabilidade Avançada;

• Contabilidade Fiscal;

• Contabilidade Gerencial;

• Contabilidade Tributária;

• Gestão Financeira e Orçamentária;

• Prática em Laboratório Contábil (Softwares);

• Responsabilidade Fiscal e Social;

• Arbitragens e Controladoria;

• Auditoria;

• Contabilidade Internacional;

• Gestão de Patrimônios;

• Perícia Contábil.

O curso já prepara o profissional para lidar com as tecnologias da área, como softwares específicos para o trabalho em contabilidade.

TCC e estágio

Para conseguir o diploma, o aluno deve fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado de 120 horas.

Qual é o perfil do estudante que escolhe essa área?

Você quer fazer a faculdade de Ciências Contábeis, mas não sabe se o curso combina com você? O estudante dessa área deve gostar de fazer cálculos, mexer com planilhas, ter pensamento analítico, além de ser bastante organizado.

Deve ainda se manter bem informado sobre o mercado financeiro nacional e internacional e sobre legislação tributária e estar sempre atualizado quanto às tecnologias desse setor.

Quais são as possibilidades para essa carreira?

Tem muita gente que pensa que o contador só trabalha fazendo declarações de Imposto de Renda. Saiba que essa é apenas uma das funções dessa carreira repleta de possibilidades.

O contador é o responsável pelo registro, análise, organização e até auditoria das informações relativas às finanças e patrimônio de uma organização. Assim, tem espaço em empresas privadas (de qualquer porte ou setor) e órgãos da administração municipal, estadual e federal.

Dessa forma, o profissional pode trabalhar diretamente nas organizações, ser funcionário de um escritório de contabilidade, ter seu próprio escritório ou ainda prestar consultoria.

Dentro das empresas, ele pode começar como analista, chegar a gerente contábil e se tornar até controller, ou seja, atuar na controladoria — fazendo o planejamento estratégico para subsidiar as tomadas de decisão dos gestores.

Outras áreas de atuação são:

• auditoria — trabalho com análises de registros e dados financeiros para comprovar a idoneidade de uma organização;

• perícia — emissão de pareceres sobre questões contábeis a pedido do sistema judiciário.

Por que escolher uma IES de qualidade?

Se você quer se tornar um contador, escolha uma instituição de ensino superior que apresente um conteúdo programático completo e atualizado e que conte com um corpo docente qualificado.

É importante também ter uma boa infraestrutura de ensino, com biblioteca, boas salas de aula e laboratórios próprios. Programas de extensão e núcleos para a prática contábil também fazem a diferença.

Se você busca um curso com amplas perspectivas profissionais, considere fazer a faculdade de Ciências Contábeis. É uma carreira com alta demanda e com boa possibilidade de crescimento.

Quer ficar por dentro de outros temas voltados para ensino superior e vida profissional? Assine a nossa newsletter e receba nossos posts diretamente em seu e-mail!

Um comentário em “Conheça mais sobre a faculdade de Ciências Contábeis