Direito Home

Conheça os 5 ramos do Direito em alta atualmente

conheca-os-5-ramos-do-direito-em-alta-atualmente.jpeg

Na hora de escolher um curso de ensino superior, uma série de fatores devem ser levados em consideração. Você precisa pesquisar sobre as instituições de ensino e suas grades curriculares, as possibilidades de carreira, a valorização dos profissionais da área etc. Porém, acima de tudo, é necessário que você busque uma profissão na qual se sinta realizado.

Se você se identifica com a área de humanas, o post de hoje vai ajudar na sua decisão. Trouxemos algumas informações fundamentais sobre os 5 ramos do Direito que têm se destacado nos últimos anos. Quem sabe algum deles não é a sua cara? Confira!

1. Direito Ambiental

Esse é o ramo do Direito que visa proteger o meio ambiente.

Os profissionais dessa área garantirão, por exemplo, que não sejam erguidos prédios em áreas de preservação ambiental. No caso das cidades litorâneas, a construção de prédios na orla pode atrapalhar a passagem do vento e prejudicar o clima da cidade ou mesmo ameaçar ecossistemas de áreas de preservação permanente, como os manguezais.

Mais do que nunca a especulação imobiliária ameaça a proteção desses espaços, fazendo necessária a atuação nesse determinado ramo.

2. Direito Digital

Sendo o Direito o responsável por ordenar o funcionamento da sociedade e garantir que as pessoas cooperem, ou seja, não causem malefícios umas às outras, ele precisa se atentar às transformações na forma como as pessoas se relacionam.

O Direito Digital surge para suprir as lacunas que vêm surgindo à medida que o acesso à internet se democratiza e as pessoas passam a conviver cada vez mais no mundo virtual. Consiste em uma reinterpretação dos preceitos do Direito de forma a se tornarem passíveis de serem aplicados com coerência nesse novo ambiente.

3. Direito Tributário

Esse é o segmento do Direito ao qual compete definir e regular os tributos que serão cobrados dos cidadãos para que o Estado se fortaleça financeiramente e tenha condições de se equipar e se manter.

Como é sabido, ainda que todos os cidadãos tenham o dever de pagar os seus impostos, nem todos o fazem. Muitos buscam brechas no sistema e fazem manobras ilícitas, por meio das quais são capazes de manter seus rendimentos em paraísos fiscais.

Em períodos nos quais fala-se muito em corrupção, esse ramo ganha bastante destaque.

4. Direito da Infraestrutura

Esse é o campo do Direito especializado em regular o aparato físico, tecnológico e humano que sustenta as atividades econômicas e as ações do Estado. Uma vez que o cidadão tem um conjunto de direitos, é necessário que haja toda uma infraestrutura responsável por possibilitar que esses direitos sejam respeitados.

Ou seja, o Direito da Infraestrutura orienta concessões, licitações e modelos regulatórios para garantir a existência de hospitais, hidrelétricas e universidades, por exemplo, e a qualidade de seu funcionamento.

Essa é uma área que sempre estará em alta, ainda que não haja grandes obras durante uma crise, é nesses momentos que a necessidade de regulamentar aumenta, pois é quando os serviços tendem a piorar — principalmente num país tão grande como o Brasil, que necessita de um aparelho de infraestrutura imenso.

5. Direito Trabalhista

Esse sempre foi um ramo de destaque, mas promete crescer ainda mais por conta das recentes transformações pelas quais estão passando os contratos de trabalho no Brasil.

O Direito Trabalhista é o responsável por reger as relações entre patrão e empregado. Os profissionais dessa área vão auxiliar as duas partes a resolverem suas diferenças no caso do não cumprimento das cláusulas dos contratos de serviço. É o advogado trabalhista que vai garantir, por exemplo, que os empregadores não se valham da ignorância dos seus funcionários para explorá-los.

Esperamos que o texto de hoje tenha iluminado a sua decisão. Lembre-se: conhecer as áreas de atuação dos cursos de graduação, além de auxiliar na escolha e afinar as suas expectativas com o mercado de trabalho, também é uma boa forma de, desde o início do curso, encontrar pistas de como alinhar a sua formação a um plano de carreira realista. Portanto, não deixe de pesquisar!

Já sabia sobre os ramos do Direito que apresentamos no post de hoje? Conhece algum outro que também seja promissor? Compartilhe nos comentários!

Deixe um comentario