Curso de Ciências Contábeis: tudo o que você precisa saber

10 minutos para ler

Escolher o curso superior é uma etapa extremamente importante na vida de todo estudante. Afinal, os próximos anos serão dedicados a construir uma carreira sólida e bem-sucedida. Sendo assim, é fundamental pesquisar bastante sobre a profissão considerada.

Se está pensando em fazer uma faculdade de Ciências Contábeis, este post é para você! A seguir, apresentaremos essa graduação, a profissão e o mercado de trabalho. Continue a leitura e saiba o que esperar ao escolher essa trajetória profissional!

O que faz um contador?

Quando a gente pensa no contador, logo lembra daquele profissional que faz a declaração do Imposto de Renda para outras pessoas. Essa é uma de suas atribuições, porém, é preciso entender que a sua atuação é bem mais ampla, visto que ele é responsável pela organização de todas as finanças de uma empresa.

Dessa maneira, ele lida com o registro, o controle e a análise de todas as informações financeiras, fiscais e patrimoniais de uma companhia. 

Qual é a diferença entre Ciências Contábeis e Economia?

A Economia é o campo que analisa os bens da sociedade, tanto a sua produção como a distribuição. Para isso, ela leva em conta fatores como a alta dos juros, as mudanças nos câmbios e os novos mercados, além do comportamento dos consumidores. Assim, cria estratégias para melhorar o posicionamento de uma empresa no mercado local e global.

Já as Ciências Contábeis, por sua vez, mantém o seu foco nas finanças de um negócio, identificando os seus pontos mais frágeis e definindo os investimentos que podem ser feitos, buscando sempre reduzir os custos e respeitar as leis vigentes. O trabalho desse profissional, portanto, é de grande ajuda para que o gestor possa tomar as melhores decisões para a organização.

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

curso de Ciências Contábeis tem como objetivo preparar o aluno para que ele seja responsável pelas contas de uma organização, ou seja, pelo registro e controle de receitas, despesas, lucros, compras, vendas, investimentos e aplicações.

A graduação na área dura 4 anos e para receber o diploma de bacharel em Ciências Contábeis é preciso realizar o estágio supervisionado de 120 horas e também apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Quais são as principais matérias do conteúdo programático?

Nos primeiros períodos da faculdade de Ciências Contábeis, o aluno vai estudar matérias mais abrangentes e fundamentais para o profissional dessa área, como:

  • Matemática;
  • Contabilidade Introdutória;
  • Estatística;
  • Microeconomia;
  • Macroeconomia;
  • Matemática Financeira;
  • Filosofia e Ética Profissional;
  • Instituições de Direito Público e Privado; e
  • Fundamentos da Administração. 

Porém, ao longo do curso, ele encontrará matérias mais específicas, como:

  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Governamental;
  • Direito Tributário;
  • Mercados Financeiros, Monetários e de Capitais;
  • Contabilidade Avançada;
  • Contabilidade Fiscal;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Tributária;
  • Direito do Trabalho;
  • Gestão Financeira e Orçamentária;
  • Arbitragens e Controladoria;
  • Auditoria;
  • Contabilidade Internacional;
  • Gestão de Patrimônios; e
  • Perícia Contábil.

O estudante terá, ainda, aulas em laboratório para aprender a trabalhar com os principais softwares da Contabilidade.

Quais são as principais dicas para quem pretende fazer essa graduação?

Veja agora algumas das principais dicas que podem ajudar a quem tem a pretensão de começar o curso de Ciências Contábeis.

Escolha uma boa instituição

Escolher uma boa instituição de ensino superior é tão importante quanto o curso, afinal, é preciso que ela invista na infraestrutura e na capacitação dos profissionais para que você obtenha bons resultados durante a sua graduação.

Assim, é fundamental verificar se o MEC reconhece a faculdade e o curso escolhido. Além disso, procure saber sobre a qualificação dos professores, a infraestrutura oferecida aos alunos e o conteúdo programático.

Participe de atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são ótimas alternativas para aumentar o conhecimento prático do estudante, oferecendo a ele novas experiências e a oportunidade de descobrir outras áreas relacionadas à carreira escolhida. Além disso, também são importantes para melhorar o currículo do profissional.

Aproveite as oportunidades oferecidas pelo estágio

O estágio supervisionado é outra forma de ampliar os conhecimentos e a experiência profissional do estudante, permitindo a ele conhecer a sua área de atuação e aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

Quais são as características ideais para esse profissional?

Quer conhecer o perfil de quem resolve fazer carreira nessa área? Confira, a seguir, as características necessárias para o profissional de Ciências Contábeis ter sucesso na carreira:

  • conhecer a área de forma aprofundada — por isso, é recomendado escolher um curso superior de qualidade;
  • entender o negócio em que atua de forma sistêmica;
  • saber trabalhar com planejamento;
  • ser organizado;
  • apresentar uma boa comunicação;
  • trabalhar com inteligência emocional para ter um bom relacionamento com colegas e gestores;
  • ter raciocínio rápido, afinidade com números e pensamento analítico;
  • estar sempre atualizado quanto às leis contábeis e empresariais vigentes no país, acompanhando as mudanças no que diz respeito ao recolhimento de impostos, à emissão de notas fiscais etc; e
  • demonstrar interesse sobre o mercado financeiro nacional e internacional.

Como é o mercado de trabalho?

Para começar a exercer a profissão, o profissional deve prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a fim de obter o registro profissional. Depois de registrado, ele encontra um mercado bem amplo, já que pode atuar em organizações, empresas públicas (a nível municipal, estadual ou federal) ou privadas (de diferentes portes e setores).

Quem quiser pode empreender e ter seu próprio escritório, gerenciando uma equipe e prestando serviços contábeis para outras empresas. Outra opção é trabalhar com consultoria na área.

O que é importante destacar para quem tem dúvidas se segue ou não a carreira em Ciências Contábeis é que todas as empresas precisam de um contador (seja como funcionário, seja por meio de um escritório contratado) para organizar e analisar as suas contas, a fim de trabalhar dentro da lei — principalmente em relação às questões tributárias.

Quais são as possíveis áreas de atuação?

O interessante na profissão de contador é que existem diversas possibilidades de atuação. Confira, a seguir, algumas delas!

Contabilidade geral

É o campo mais tradicional de atuação, em que o contador lida com a gestão financeira das empresas — realizando um controle sobre receitas, despesas e patrimônio — e com a gestão fiscal, ou seja, com as questões relacionadas aos tributos.

Auditoria

Nesse segmento, o contador faz uma análise externa a respeito de toda a condição contábil de uma empresa, apontando falhas e pontos que estão em desacordo com o que exige a legislação.

Controladoria

É a área que se volta para o planejamento estratégico de uma companhia. Assim, o profissional — chamado de controller — precisa ter bastante conhecimento sobre o mercado financeiro para projetar resultados e antever as oportunidades para o negócio. Com isso, ele tem um papel de destaque, pois atua ao lado dos gestores ao subsidiar decisões.

Perícia contábil

Uma possibilidade de atuação para o profissional é na perícia contábil. Nessa área, ele auxilia o poder judiciário realizando uma análise e fornecendo um laudo a respeito de informações contábeis de pessoas ou empresas envolvidas em processos judiciais — como divisão de bens e indenizações trabalhistas, entre outros. Ele pode trabalhar subsidiando o juiz ou como perito de uma das partes.

Como se destacar no mercado?

Com o nível dos profissionais aumentando cada vez mais, o mercado de trabalho se torna mais competitivo. Por isso, para se destacar perante a concorrência, é preciso apresentar os seus diferenciais ao recrutador, de forma que ele veja em você uma vantagem estratégica para a empresa.

A seguir, veja algumas dicas que podem levá-lo ao sucesso profissional!

Acompanhe as novidades do setor

Toda carreira é dinâmica. Por isso, é preciso se manter sempre por dentro das novidades do setor — principalmente em relação às novas tecnologias e pesquisas. Assim, procure participar de eventos voltados para a sua área — como palestras e workshops —, e acompanhe publicações e blogs especializados. 

Participe de cursos de atualização

Talvez a forma mais conhecida de se destacar no mercado de trabalho é valorizando o seu currículo. Uma forma de conseguir isso é por meio de cursos relacionados com a sua área de atuação.

Ao se manter atualizado, você mostrará ao recrutador que tem interesse em se manter qualificado. Por isso, busque sempre melhorar a sua formação profissional!

Aprenda inglês

Não é segredo para ninguém que o mundo está cada vez mais globalizado. Por conta disso, muitas empresas têm negócios no exterior, fazendo com que o domínio de outro idioma seja fundamental no momento de procurar por novos funcionários para o seu quadro.

Com isso em mente, coloque essa meta na sua lista de prioridades. Assim, você poderá, até mesmo, conseguir melhores remunerações.

Invista em uma pós-graduação

Já falamos sobre a importância do aprendizado constante, certo? Pois saiba que uma maneira de conseguir isso é por meio de uma pós-graduação. Essa é uma ótima forma de se aperfeiçoar em uma determinada área e conseguir estabelecer contato com outros profissionais do ramo.

Quais são os principais cursos de pós-graduação?

Como vimos, fazer a faculdade de Ciências Contábeis é o primeiro passo para trilhar uma trajetória de sucesso. Para valorizar ainda mais o currículo, o profissional não pode parar de estudar e precisa buscar uma pós-graduação.

Veja a seguir boas opções de cursos para o contador se destacar ainda mais no mercado de trabalho:

Se você tem afinidade com números e vontade de trabalhar com finanças, pode apostar sem medo na faculdade de Ciências Contábeis. É uma formação promissora e que permite diferentes possibilidades de atuação, tanto no setor público como no privado.

Ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Então confira o nosso guia definitivo da orientação vocacional!

Posts relacionados

2 thoughts on “Curso de Ciências Contábeis: tudo o que você precisa saber

  1. Greate post. Keep posting such kind of info on your page.
    Im really impressed by your blog.
    Hey there, You have done a fantastic job.
    I’ll certainly digg it and for my part suggest to my friends.
    I’m confident they’ll be benefited from this site.

Deixe um comentário