Curso de engenharia ambiental: 5 motivos para investir na carreira

Você quer ser engenheiro e também tem vontade de atuar diretamente com atividades ligadas ao meio ambiente? Então, muito provavelmente, vem pensando em fazer uma graduação que associe as duas áreas. Para te ajudar a realizar essa escolha e, consequentemente, decidir sobre o seu futuro profissional, vamos listar 5 razões que mostram que vale a pena investir na carreira de engenharia ambiental. Vamos lá?

1. Formação híbrida

Ao contrário das engenharias mais tradicionais, como mecânica, civil e elétrica, a engenharia ambiental tem a vantagem de proporcionar uma formação híbrida ao concluinte do curso. Ou seja, nessa graduação, o estudante tem contato tanto com matérias fundamentais à qualificação do engenheiro, como cálculo, física e estatística, por exemplo, quanto com disciplinas que envolvem biologia, química e ecologia.

2. Contato direto com o meio ambiente

A formação híbrida fornecida pelo curso possibilita ao engenheiro ambiental identificar, manejar e solucionar problemas de caráter ambiental. Ele atua sobre os desequilíbrios no ecossistema de certa região, a extração inadequada de recursos naturais e a emissão de poluentes. Além disso, projeta sistemas de gestão e tratamento de resíduos, planeja redes de saneamento bem como avalia riscos e compensações ambientais diversas.

Na base do trabalho do engenheiro ambiental está a busca pela sustentabilidade, isto é, o desenvolvimento social e econômico em equilíbrio com o meio ambiente. Para ser capaz de agir nesse sentido, o profissional precisa estar em contato os recursos naturais que pretende manejar. Assim, boa parte do seu trabalho é realizado em campo, tanto em meios rurais e florestais, quanto em espaços urbanos e industriais, principalmente.

[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

3. Atuação profissional diversificada

Engana-se quem pensa que o trabalho do engenheiro ambiental é limitado, uma vez que a sua atuação é fundamental em vários segmentos da sociedade. Entre as principais áreas de prestação de serviço desse profissional estão o saneamento básico, a gestão e o planejamento ambiental, o controle da poluição e emissão de lixo industrial, a construção civil — especialmente para a obtenção de licenciamentos ambientais — e o gerenciamento de recursos hídricos.

Como pode ser percebido, há a possibilidade de atuação em diversas frentes de trabalho. O engenheiro ambiental pode ainda especializar-se em uma dessas áreas, de modo a aprofundar os seus conhecimentos e técnicas relativas a ela, o que tende a proporcionar um enfoque mais direcionado em suas atividades profissionais.

4. Demanda do mercado de trabalho

A preocupação com o desenvolvimento sustentável vem tornando o engenheiro ambiental cada vez mais demandado pelo mercado, em todas as regiões brasileiras e nos setores público e privado. Um exemplo dessa mentalidade é a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual exige que as prefeituras de todos os municípios deixem de operar com lixões a céu aberto, passando a tratar o lixo em aterros sanitários adequados.

5. Perspectivas futuras da carreira

A demanda atual do mercado é crescente, principalmente em razão das políticas governamentais que têm a finalidade de criar mecanismos para garantir um maior equilíbrio entre as ações do homem sobre a natureza e a preservação ambiental. Isso significa que a previsão é de que o número de profissionais necessários para atender às necessidades mercadológicas seja cada vez maior, o que torna o curso de engenharia ambiental muito vantajoso.

Quer saber mais? Então baixe o nosso e-book “O Guia completo do futuro estudante de engenharia!”

3 thoughts on “Curso de engenharia ambiental: 5 motivos para investir na carreira

1. Uma área excelente a ser seguida. Sou uma apaixonada pela área ambiental. Nesta precisamos cada dia mais de BONS profissionais.

2. Pensei muito em que eu iria fazer.. passou pela cabeça veterinária, agronomia.. e pesquisei muito sobre a área ambiental e pesquisei sobre esse curso. Ano que vem irei iniciar o curso de Engenharia Ambiental. Durante o curso irei estudar quais as áreas mais rentáveis do curso. Obrigado