Descubra agora como ser um personal trainer!

Saber como ser um personal trainer de sucesso é uma grande dúvida de quem cogita trabalhar nesse segmento. Sendo uma das muitas possibilidades na área da saúde, essa carreira oferece a chance de levar algo de que se gosta — no caso, o interesse pela prática de atividades físicas — para a vida profissional.

Como em qualquer profissão, no entanto, não basta ter certa afinidade com o ramo para ser um profissional bem-sucedido. Além de obter a formação necessária para iniciar a carreira, é importante compreender, desde o início, os principais aspectos a respeito da atuação no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender o que precisa fazer para se tornar um personal trainer. Acompanhe!

Como ser um personal trainer?

Para seguir essa carreira, o primeiro passo é fazer a graduação em Educação Física na modalidade bacharelado. Em relação a isso, vale ressaltar que o curso também é ofertado como licenciatura, mas essas modalidades têm focos diferenciados que merecem atenção na hora de fazer o vestibular e se matricular.

Enquanto a licenciatura forma docentes da educação básica, o bacharelado é o curso indicado para quem quer explorar outras áreas da Educação Física — e a atuação como personal trainer é uma delas. Embora os dois tipos de graduação tenham semelhanças, como a duração de 4 anos e uma parcela considerável dos conteúdos curriculares, seus campos de atuação são distintos.

No decorrer do curso, é interessante que quem pretende atuar como personal trainer já comece a fazer estágios na área. Nesse sentido, as academias de ginástica são o ambiente ideal para começar a adquirir experiência e construir uma rede de contatos que será bastante útil ao ingressar no mercado de trabalho.

O que faz o personal trainer?

Uma característica marcante desse profissional é o atendimento individual e personalizado que presta aos seus clientes. Para isso, são levados em conta os objetivos de cada aluno — o condicionamento físico que deseja alcançar, por exemplo — para definir um cronograma de exercícios a fim de atingir as metas de forma saudável.

Logo, faz parte do cotidiano de um personal trainer acompanhar a realização das atividades físicas, garantindo que sejam feitas do jeito correto e avaliando os seus resultados. Além disso, o profissional também dá atenção aos hábitos alimentares dos alunos, auxiliando-as a selecionar os alimentos mais adequados para ajudar a ganhar massa muscular ou emagrecer, entre outros objetivos.

Como é o mercado de trabalho para o personal trainer?

No mercado, o personal trainer pode ocupar cargos fixos em academias, clubes e outros tipos de empresas, além de trabalhar de forma autônoma, dedicando-se a vários clientes. Desse modo, ainda que, segundo a Catho, a média salarial desse profissional no Brasil seja em torno de R$ 1.500,00, esse valor costuma variar.

Agora que você já entendeu como ser um personal trainer qualificado para conquistar um espaço no mercado de trabalho e alcançar o sucesso na carreira, não deixe de estudar bastante para passar no vestibular. Assim, você vai conseguir ter não só a realização profissional, mas também pessoal, trabalhando com algo que realmente gosta.

Então, gostou de conhecer melhor a profissão de personal trainer? Aproveite para conferir o nosso post sobre o mercado da Educação Física no Brasil e saiba mais sobre essa área!

Um comentário em “Descubra agora como ser um personal trainer!

1. Excellent post but I was wondering if you could write a litte more on this subject?

I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.
    Thanks!