Descubra agora o que faz um contador

3 minutos para ler

Se você gosta de finanças e administração pode se dar bem ao escolher a faculdade de Ciências Contábeis. É uma carreira com alta demanda no mercado, visto que empresas de setores e portes variados precisam do profissional contador. Sem contar que a média salarial é muito boa: de acordo com o site Vagas, gira em torno de R$ 4.238,00.

Ficou interessado, mas não sabe quais são as possibilidades de trabalho nessa área? Então vem com a gente e descubra o que faz um contador. Neste post mostramos em quais segmentos você pode atuar — tanto no setor público como no privado — para construir uma carreira de sucesso!

Contabilidade geral

Quem faz a graduação em Ciências Contábeis tem os requisitos para gerenciar a contabilidade geral das empresas, realizando a gestão financeira, ou seja, controle das entradas e saídas de recursos, e a fiscal, responsável pela parte de tributos.

É uma função que pode ser exercida em qualquer tipo de empresa — pública, privada ou do terceiro setor — ou em escritórios de contabilidade. Neste último, o contador pode atuar como funcionário ou como dono do negócio, caso tenha o perfil de empreendedor.

A área de contabilidade geral é muito versátil, pois abre espaço ainda para quem quer atuar de forma autônoma, realizando consultoria para empresas, principalmente para abertura e fechamento de negócios.

Controladoria

O contador tem a possibilidade de atuar ao lado dos gestores na área de planejamento estratégico e controle orçamentário. No cargo de controller, ele trabalha com dados sobre o desempenho da empresa, projeta resultados e auxilia na tomada de decisões.

Auditoria

Outro segmento de destaque é o de auditoria, em que o profissional faz um monitoramento e controle externo da situação financeira de uma empresa. Dessa maneira, analisa com precisão os registros contábeis, apontando os erros, como desperdício de recursos ou fraudes, ou ainda pontos que não estão de acordo com o que exige a legislação.

Perícia contábil

O que faz um contador? Muita gente não sabe, mas é possível fazer a graduação na área para trabalhar com perícia, auxiliando a justiça em relação à situação contábil de pessoas e empresas envolvidas em processos judiciais — como de dissolução de sociedades, divisão de bens, indenizações trabalhistas, entres outros.

O profissional fica responsável por reunir informações e materiais, fazer uma análise apurada e emitir um laudo para subsidiar a decisão do juiz ou a pedido de uma das partes.

Docência e pesquisa

Quem quer ensinar e fazer pesquisas na área de Ciências Contábeis pode direcionar sua carreira para o campo acadêmico. Para isso, além da graduação, é preciso fazer mestrado e doutorado para se tornar professor e pesquisador universitário.

Agora que você sabe o que faz um contador, percebeu que pode trabalhar em diferentes ramos com o diploma de Ciências Contábeis. É uma carreira que tem um mercado sempre aquecido, pois trata-se de uma função essencial para empresas em geral. Para aumentar suas oportunidades, escolha uma instituição de ensino de qualidade e saia na frente da concorrência!

Está buscando dicas para decidir qual carreira seguir? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos que vão ajudar você a tomar a melhor decisão!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário