Design ou Publicidade e Propaganda: qual o melhor curso para você?

3 minutos para ler

“Devo escolher uma graduação em Design ou Publicidade e Propaganda?”. Esta é uma dúvida bastante comum entre os candidatos que buscam cursos na área de artes e de comunicação, devido às semelhanças entre as duas carreiras.

Se você se identifica com essa situação, continue a leitura deste post! Vamos falar um pouco mais sobre os conteúdos de cada curso, as possibilidades de atuação no mercado e todas as informações que você precisa para tirar as suas dúvidas e fazer a melhor escolha para o seu futuro profissional. Confira!

O que você vai aprender em um curso de Design?

Em uma graduação em Design, o foco está no desenvolvimento de projetos que reúnam características funcionais e estéticas para a criação de produtos para diferentes segmentos de mercado.

A grade curricular, de forma geral, engloba conhecimentos em desenho técnico, modelagem 3D, estética, ilustração, fotografia, ferramentas de edição de imagens e criação de ilustrações, além de disciplinas de marketing e propaganda.

No dia a dia de trabalho, o designer formado estará apto a trabalhar em diversos tipos de empresas, como:

  • estúdios de animação: criando personagens, vinhetas e filmes;
  • editoras: com diagramação de livros e revistas, escolha de fontes e criação de capas;
  • empresas de sinalização: desenvolvendo fachadas, adesivos e placas;
  • indústrias: com design de automóveis, máquinas e peças;
  • agências de publicidade: desenvolvendo identidades visuais, materiais impressos, como anúncios, folders, outdoors, e online, como sites e vinhetas.

Além disso, o profissional pode encontrar boas oportunidades nas áreas de moda e no desenvolvimento de aplicativos e jogos digitais.

O que você vai aprender na faculdade de Publicidade e Propaganda?

Apesar de apresentar disciplinas em comum com a graduação em Design, como fotografia e computação gráfica, o curso de Publicidade e Propaganda traz uma formação mais ampla, com conhecimentos mais voltados ao estudo do público consumidor, das ferramentas de marketing e de técnicas de venda.

Além dessas matérias, o futuro publicitário também estudará Sociologia, Economia e Logística, além de técnicas de atendimento, pesquisa de mercado e planejamento estratégico para divulgar produtos e serviços de forma criativa e informativa para diferentes tipos de audiência.

Quem opta pela profissão, tem uma ampla gama de oportunidades de atuação em departamentos de marketing, produtoras, empresas de mídia, veículos de comunicação ou em agências de propaganda.

Como escolher entre Design ou Publicidade e Propaganda?

O que gera a confusão entre a Publicidade e o Design são, possivelmente, as atividades de ambos relacionadas à criação de peças gráficas e de materiais de divulgação, além da possibilidade que o designer tem de trabalhar em agências de propaganda e departamentos de marketing e comunicação.

Por isso, na hora de fazer a sua escolha, procure levar em conta as especificidades de cada área de atuação, além de suas habilidades pessoais para ingressar em uma graduação que corresponda aos seus objetivos e o ajude a conquistar um futuro profissional de sucesso.

Já conseguiu descobrir se você se identifica mais com Design ou Publicidade e Propaganda? Então, aproveite para baixar o nosso guia definitivo da orientação vocacional e conte com um suporte a mais para a sua decisão!

Posts relacionados

Deixe um comentário