Entenda como superar a sua dificuldade de aprendizagem com estas 5 dicas

4 minutos para ler

Quando estamos nos preparando para o vestibular, precisamos dar conta de revisar uma quantidade grande de conteúdos até o dia da prova. Porém, se mesmo tendo foco no aprendizado os resultados não começam a aparecer nos simulados, fica a dúvida: será que o estudo não está sendo suficiente, ou será um problema de dificuldade de aprendizagem?

Se essa é uma dúvida que você tem em relação ao seu desempenho, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar quais são os desafios da dificuldade de aprendizagem e como superá-la. Confira!

Qual é o principal desafio da dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem pode impactar negativamente a vida do estudante de várias formas, como ao ocasionar problemas de concentração que podem levar a um baixo rendimento nas provas.

Ela está relacionada, muitas vezes, a questões culturais, cognitivas ou, até mesmo, emocionais. Porém, ela também pode ser causada pelo comprometimento do funcionamento de alguma área do cérebro.

Por isso, o maior desafio para superá-la é contar com um diagnóstico correto, feito quanto antes para saber se ela é causada por fatores externos ou distúrbios como dislexia, discalculia ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Como superar a dificuldade de aprendizagem?

Para superar a dificuldade de aprendizagem, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento para descobrir quais formas de estudar trazem melhores resultados para você. Porém, é preciso atentar também para o caso de precisar de um acompanhamento profissional, certo?

A seguir, conheça algumas dicas para driblar essa dificuldade e se dar bem nos estudos!

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

1. Crie uma rotina de estudos

O primeiro passo é criar uma rotina para que você possa manter o foco no aprendizado por um determinado período. Para isso, utilizar cronogramas de estudos é uma ótima forma de reservar alguns horários do seu dia para revisar os conteúdos necessários, garantindo que nenhuma matéria seja deixada de lado.

2. Participe de grupos de estudos

Os grupos de estudos são ótimas formas de fixar as matérias estudadas, pois são encontros que geram debates sobre tópicos predeterminados. Dessa forma, ninguém se sobrecarrega e todos se ajudam a entender e absorver aquele conteúdo.

Para quem tem dificuldade de aprendizagem, ouvir a explicação de um colega pode tornar a disciplina mais fácil de entender do que estudar apenas por livros didáticos.

3. Teste diferentes formas de estudar

Uma possibilidade de superar essa dificuldade é utilizando diferentes formas de estudar, como por meio de resumos, fichamentos, mapas mentais, leituras ou autoexplicação. Para saber qual método de estudo funciona melhor para você, o ideal é testar o maior número possível deles.

4. Procure uma avaliação multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar — composta por médicos, psicopedagogos e psicólogos, por exemplo — pode ser a chave para detectar quais são as causas da dificuldade de aprendizagem, facilitando o seu diagnóstico e o encaminhamento a um possível tratamento.

5. Recorra a especialistas

Uma vez que tenha o diagnóstico, fica muito mais fácil decidir o próximo passo. Em caso de algum distúrbio encontrado, você saberá a qual especialista recorrer para contorná-lo. Porém, se o problema vier de fatores externos, um bom professor particular ou uma consultoria educacional pode ajudar a retomar o foco nos estudos.

Como vimos, a dificuldade de aprendizagem pode colocar em risco o seu desempenho no vestibular e, posteriormente, na faculdade. Por isso, saber como reconhecer e lidar com isso é fundamental para se tornar protagonista do seu próprio ensino. Seguindo as nossas dicas, você certamente conseguirá passar por essa etapa e alcançar os seus objetivos acadêmicos.

Se você conhece alguma outra dica para superar a dificuldade de aprendizagem, compartilhe-a conosco nos comentários!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

18 thoughts on “Entenda como superar a sua dificuldade de aprendizagem com estas 5 dicas

  1. magnificent points altogether, you just gained a brand new reader.
    What would you recommend in regards to your put up that you just made some days in the past?
    Any certain?

  2. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added”
    checkbox and now each time a comment is added I get four
    emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service?
    Appreciate it!

  3. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in penning this website.
    I really hope to view the same high-grade content from you later on as
    well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my very
    own site now 😉

  4. Having read this I thought it was extremely enlightening.

    I appreciate you spending some time and energy to put this informative article together.
    I once again find myself personally spending way too much time both reading and leaving
    comments. But so what, it was still worth it!

Deixe um comentário