Vestibular

Dificuldade de concentração nos estudos? Escape das 4 maiores distrações

A gente sabe que a época do vestibular é um período muito intenso na vida dos estudantes. São muitos conteúdos para absorver, dezenas de opções de cursos e instituições de ensino para escolher, além das datas de inscrição, das provas e dos simulados para lembrar.

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, fica difícil evitar a dificuldade de concentração e manter o foco em uma única atividade, não é mesmo? Mas para lhe ajudar a passar por este desafio, vamos falar sobre alguns tipos de distração das quais você precisa passar longe para manter sua atenção nos estudos. Confira!

1. Ansiedade

Depois de muitas horas seguidas de estudo, é normal se sentir cansado ou sobrecarregado. Mas é nessa hora que aquela voz dentro da sua cabeça aparece para dizer que não vai dar tempo de estudar tudo, que você não vai dar conta do cronograma ou outros pensamentos semelhantes que só servem para deixar você ainda mais agitado.

Já sentiu algo parecido? Pois bem, essa é a tal da ansiedade, que traz consigo sintomas como dores de cabeça, no estômago, desconforto e outras sensações de mal-estar que podem atrapalhar toda a sua calma e concentração. Aqui, o grande segredo é manter o controle e investir em exercícios de respiração que vão ajudá-lo a manter o equilíbrio.

2. Falta de organização

A falta de um cronograma bem estruturado e de um espaço reservado para os momentos de estudo, materiais espalhados pela mesa ou anotações perdidas em cadernos ou pedaços aleatórios de papel são fatores que podem ser muito prejudiciais à sua concentração.

Por isso, procure manter o seu local de estudos sempre limpo e arrumado, apenas com os materiais que você realmente vai precisar e estabeleça um planejamento para aproveitar ainda melhor o tempo que você tem disponível.

3. Redes sociais

As notificações por minuto que recebemos de Whatsapp, Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, ou mesmo de nossos e-mails, quebram a concentração a cada vez que paramos para prestar atenção no bip do celular ou na tela do computador.

E para fugir desse tipo de distração, que é a mais comum da atualidade, a dica é definir um horário específico do seu dia para checar as redes sociais, atualizar as notícias e, em seguida, ficar offline para se concentrar somente nos estudos.

4. Excesso de interrupções

Cada vez que você interrompe os estudos para tomar água, fazer um lanchinho, acessar a internet ou realizar outras atividades paralelas, a sua concentração é prejudicada e, como consequência, o seu rendimento diminui.

No entanto, se considerarmos que as pausas são importantes para dar um descanso ao cérebro, uma boa solução é programar períodos de descanso de tempos em tempos para recarregar as energias sem perder o ritmo.

E agora que você já sabe como fugir das distrações, é só manter a concentração nos estudos e se preparar para conquistar uma vaga na universidade!

E se pintar aquela dúvida sobre qual carreira escolher, leia o nosso post sobre as três grandes áreas da graduação e descubra qual delas você mais se identifica.

Deixe um comentario