Vestibular

Empregabilidade no Brasil: entenda a importância da graduação

empregabilidade-no-brasil-entenda-a-importancia-da-graduacao.jpeg

Se você já procurou, sabe que encontrar um emprego não é uma tarefa das mais fáceis. E essa dificuldade aumenta nos tempos de crise econômica, como a que o Brasil vem atravessando.

Diante disso, é preciso encontrar estratégias para facilitar a busca por um emprego e garantir-se no mercado de trabalho. Ter um curso superior é muito importante para se manter na disputa pela empregabilidade no Brasil. Entenda os motivos!

Qual a importância da capacitação?

Mesmo quando o período é de estabilidade econômica em um país, as empresas procuram por profissionais capacitados. E isso acontece por um motivo simples: é necessário que existam profissionais qualificados e preparados para exercerem suas funções.

Quanto maior for a complexidade da função a ser desenvolvida, maior será a capacitação exigida. Por isso, se seus sonhos são grandes, qualifique-se muito!

A capacitação pode ocorrer em diferentes níveis, mas, é no ensino superior que ela possui maior abrangência. Isso significa que cursar uma graduação aumenta o leque de funções a serem exercidas por um profissional em determinada área, já que um curso superior habilita o seu graduado.

O desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida praticamente sempre exige que o profissional seja formado em um curso de graduação.

Qual a relevância de um curso de graduação para o mercado de trabalho?

Ser formado em um curso superior, independentemente da área de atuação, é essencial para ser competitivo e bem-sucedido no mercado de trabalho. Com as exigências cada vez maiores das empresas e a concorrência cada vez mais elevada entre os profissionais, ter uma graduação se torna praticamente obrigatório.

Os melhores salários são pagos para carreiras que demandam profissionais que têm uma graduação. Além disso, por ser uma formação abrangente e de natureza acadêmica, uma graduação oferece conhecimentos teóricos e preparação prática que são muito valorizados pelas empresas.

Quando você se forma em uma graduação está apto para exercer determinada profissão, o que já é um passo a frente daqueles que não têm um curso superior. Portanto, ter uma graduação é um diferencial no mercado de trabalho.

Por que ter um curso de graduação é importante em tempos de crise?

A empregabilidade está diretamente relacionada à situação social e econômica de uma região. Portanto, quando a economia vai mal e existem muitos problemas sociais e políticos em um país, por exemplo, a geração e a manutenção de empregos são afetadas.

E é exatamente isso o que vem acontecendo no Brasil durante essa crise pela qual estamos passando. Assim, uma crise econômica aumenta a concorrência profissional.

Para se manter ou principalmente ingressar no mercado de trabalho em tempos de crise, ter uma graduação é fundamental, uma vez que garante vantagem competitiva. Em processos seletivos, ser formado em um curso superior, pode muitas vezes não só ser um diferencial, mas um pré-requisito.

Na crise, as empresas buscam profissionais com mais habilidades e com capacidade para desempenhar variadas funções no cargo.

Dessa forma, quanto menos vagas uma empresa disponibilizar, maior será a capacitação exigida pela companhia. Portanto, ter chances profissionais em tempos de crise depende muito da formação acadêmica do candidato, o que faz com que um curso superior seja uma característica necessária e indispensável.

Viu como é importante ter uma graduação? Então, que tal nos seguir no Facebook e saber cada vez mais?

Deixe um comentario