Vestibular

ENEM 2017: saiba como planejar o seu ano de estudos!

enem-2017-saiba-como-planejar-o-seu-ano-de-estudos.jpeg

Há mais de vinte séculos, Júlio César se valeu da estratégia divide et impera — também conhecida como “dividir para conquistar” — para subjugar vastos territórios a Roma. Esse ano você vai usar o mesmo conceito para conquistar a sua vaga na faculdade pelo ENEM 2017.

Enfrentar o conteúdo do ENEM pode parecer uma batalha difícil, mas se você planejar seu estudo como um estrategista a vitória é garantida. No post de hoje, vamos te dar 5 dicas inspiradas no ditador romano para otimizar o seu estudo. Confira!

1. Cuide do seu território

Se um general enviasse todo o seu exército para uma batalha, ele deixaria a sua nação desprotegida e correria o risco de ter o seu território invadido. Por conta desse descuido, ele deixaria seu povo em perigo e também os seus objetivos no país inimigo.

Da mesma forma, você também não deve investir todo o seu tempo no estudo e esquecer de outras partes importantes da sua vida — como sua família, seus amigos, seus hobbies etc.

Se você se organizar bem e encontrar o equilíbrio entre lazer e estudo, vai se estressar menos e render mais. Descansar e se divertir não são perdas de tempo, são parte dos cuidados que você deve continuar tendo com a sua saúde enquanto se prepara para o vestibular.  

2. Analise a sua batalha

Um inimigo desconhecido intimida mais, porque a ignorância em relação às suas armas e aos seus números alimentará uma série de medos. Para ganhar confiança, você precisa conhecer as estratégias dele.

Pesquise não apenas a lista de conteúdos do ENEM, mas também sobre o seu funcionamento — ou seja, como a nota é calculada, quais as notas dos ingressantes dos anos anteriores, as várias formas pelas quais a nota do exame pode ser útil para você etc.

Esse tipo de conhecimento, para além do conteúdo em si, vai ajudá-lo a enxergar mais possibilidades de sucesso na batalha. Então, não deixe de ler o edital!

3. Planeje os passos seguintes

Qualquer movimentação das tropas numa guerra deve ser feita com o movimento seguinte em mente e considerando também o comportamento do inimigo.

Com a lista de conteúdos do ENEM 2017 em mãos, faça um plano de estudo distribuindo os conteúdos ao longo das semanas e medindo a extensão e a frequência com que cada matéria cai na prova.

Os assuntos mais frequentes dos anos anteriores devem ser priorizados, pois indicam tendências que podem se repetir. Também, conteúdos extensos que não apareceram muito nos últimos exames devem abrir espaço para novos conteúdos, então, não precisa perder tanto tempo com eles.

4. Fortaleça seus pontos fracos

Aquiles foi outro grande nome da Antiguidade, um exímio guerreiro — aparentemente imbatível! Ainda assim, foi morto em Tróia quando Páris o acertou com uma flecha no calcanhar, seu único ponto fraco.

No seu plano de estudos, você também deverá reservar um tempo maior para as disciplinas nas quais você tem maior dificuldade. Lembre-se que são aquelas matérias que te dão mais trabalho que podem afundar a sua nota.

Então, não vai adiantar se preparar para a prova objetiva e deixar a redação de lado, por exemplo. Lembre-se que, dependendo da instituição que você almeja, a nota da redação ou de alguma matéria específica pode pesar na sua nota final!

5. Treine seus soldados para o ENEM 2017

É claro que você já sabe que, assim como os soldados precisavam treinar para as guerras, você precisa estudar para atingir notas altas no ENEM, não é? Além disso, é importante que você também esteja familiarizado com o ato de fazer uma prova.

Você deve fazer simulações periódicas da prova do ENEM para se habituar com o ritmo do vestibular. Reserve as 4 horas e meia ou 5 horas e meia para a resolução das provas, resolva a prova sem o auxílio das suas anotações e exercite o preenchimento de um cartão-resposta. Calcule o tempo gasto para a resolução da prova e destaque as questões que tomaram mais tempo.

Vale a pena estudar por meio de outros materiais e guardar as provas dos anos passados para esses momentos!

Gostou das nossas dicas? Acha que seus amigos também podem fazer bom uso delas no ENEM 2017? Então não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais!

 

 

Deixe um comentario