Vestibular

ENEM 2018: qual o momento ideal para começar a estudar?

Diz o ditado que a pressa é a inimiga da perfeição. E, seguindo essa lógica, para se sair bem no dia do Enem, o melhor mesmo é estudar com bastante antecedência, não é mesmo? Afinal, quanto antes você começar a se organizar, mais preparado estará no momento da prova.

E para incentivá-lo a encarar esse desafio, separamos alguns bons motivos para você entrar de cabeça nos livros e começar a sua preparação para o Enem 2018 agora mesmo. Vamos lá?

Construir um planejamento eficiente

Desenvolver um cronograma organizado e estabelecer uma rotina desde o início do ano é ideal para que você consiga garantir uma boa produtividade nos estudos.

E uma boa dica para melhorar o seu aproveitamento é descobrir em qual momento do dia o seu rendimento é melhor e, a partir daí, separar um tempo de estudo para cada matéria, de acordo com o seu nível de dificuldade.

Escolher o método de estudos que mais combina com você

Existem ótimas técnicas como o método Pomodoro, a curva de esquecimento ou os mapas mentais que podem ajudá-lo a intensificar a sua aprendizagem e aumentar o seu potencial de retenção dos conteúdos aprendidos.

E com tempo hábil para se preparar, você tem a possibilidade de descobrir qual desses métodos se adapta mais ao seu perfil e utilizar todos os benefícios que eles oferecem para os seus estudos.

Manter o foco nos conteúdos mais difíceis

Quando não temos afinidade com uma disciplina, logo vem uma vontade de pular para aquele assunto que julgamos mais interessante, não é mesmo? Mas é justamente essa matéria, na qual temos dificuldade, que merece uma atenção especial.

Por isso, vale a pena respirar fundo e priorizar esses conteúdos, juntamente àquelas áreas que mais pontuam no Enem, como matemática e redação.

Exercite seus conhecimentos

Combinar a teoria com a prática de exercícios é uma ótima forma de testar o seu aprendizado, se familiarizar com o estilo da prova e conhecer o seu ritmo para treinar e fazer bonito no dia da avaliação oficial.

Você pode procurar as provas do Enem de anos anteriores para resolver os exercícios e fazer as redações, além de buscar sites e aplicativos que possam ajudá-lo a aprimorar seus conhecimentos de uma forma mais dinâmica e divertida por meio de testes e jogos.

Além das vantagens que apresentamos nesse post, estudar com antecedência também permite que você absorva os conteúdos com mais tranquilidade e tenha mais tempo para solucionar as suas dúvidas e equilibrar a sua rotina, reservando um espaço extra na agenda para relaxar e descansar a mente.

O segredo é aprender a se organizar para não deixar nenhum conteúdo para trás e manter a disciplina para seguir o seu cronograma de estudos.

Aproveite para ler também o nosso post Como estudar para o Enem? 5 erros fatais que você não pode cometer para descobrir quais atitudes devem ser evitadas para garantir o seu sucesso nos estudos e, quando a prova do Enem 2018 chegar, você estará mais seguro e pronto para atingir as notas máximas. Bons estudos!

Deixe um comentario