Entenda por que vale a pena investir na carreira de jornalismo

Se você está pensando em seguir a carreira de jornalista, mas ainda não tem total certeza de que essa é a melhor escolha para o seu futuro profissional, este post foi feito para você! Hoje, vamos mostrar alguns bons motivos para convencê-lo de que vale a pena fazer jornalismo e entrar de cabeça no universo da comunicação. Confira!

Você terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos

Para os profissionais que têm a curiosidade, o gosto pela leitura e pela escrita como características primordiais, a possibilidade de aprender coisas novas todos os dias é um dos principais motivos que fazem a profissão valer a pena.

E, no dia a dia de trabalho como jornalista, você terá a chance de conhecer lugares diferentes, de descobrir novas visões de mundo, além de ter contato com diversos tipos de pessoas e acontecimentos para construir pautas mais interessantes e aprofundadas.

É uma área em constante transformação

As mídias tradicionais como a televisão, o jornal e as revistas ainda não perderam a sua força. No entanto, a criação e o crescimento de outros meios de difusão de notícias, principalmente no meio online, têm trazido diversas mudanças para a profissão dos jornalistas.

Nesse cenário, surgem novos campos de estudo e também de trabalho, abrindo espaço para novas — e bastante promissoras — oportunidades de atuação para os futuros profissionais.

Existem diversas possibilidades de atuação

A profissão do jornalista é altamente dinâmica e vai muito além das redações de jornal e reportagens para a televisão. Abaixo, você poderá conferir algumas das possibilidades de atuação que essa carreira oferece:

Assessoria de imprensa

O profissional dessa área é responsável por criar a ponte entre o seu cliente e a imprensa, promovendo e facilitando a comunicação entre eles.

Comunicação digital

Esse é um dos nichos mais modernos do jornalismo e está ligado à produção de conteúdo para mídias online como sites, blogs, revistas digitais e redes sociais.

Comunicação institucional

Nesse segmento, o jornalista elabora estratégias e meios que facilitem a comunicação da empresa com seus colaboradores, fornecedores e clientes.

Edição

A principal função desse profissional é adaptar a notícia ao meio em que ela será veiculada, decidindo fatores que vão desde a escolha dos formatos e estilos de texto até a seleção de imagens e efeitos sonoros.

Fotojornalismo

É a área ideal para quem tem um talento especial para a fotografia e abrange o trabalho dos profissionais que registram personalidades, eventos e fatos do cotidiano, compondo o material que será utilizado para ilustrar reportagens e documentários.

Pauta

Nesse departamento, se encontram os profissionais que definem os conteúdos a serem abordados nas diferentes publicações e programas jornalísticos.

Reportagem

Nessa área, que é uma mais conhecidas do jornalismo, os profissionais devem buscar acontecimentos que gerem notícia, apurar a veracidade dos fatos, entrevistar pessoas e reunir as informações que serão divulgadas nos diversos meios.

Gostou do nosso post e está convencido de que vale a pena fazer jornalismo? Então, confira agora o nosso post com as melhores faculdades de jornalismo: 5 dicas para escolher a melhor, e fique por dentro das informações necessárias para escolher uma boa instituição de ensino e dar o primeiro passo para a sua carreira de sucesso.

2 thoughts on “Entenda por que vale a pena investir na carreira de jornalismo