Fique por dentro das principais especialidades da Medicina

3 minutos para ler

Muitos jovens têm o sonho de trabalhar na área da saúde e poder salvar vidas. E a faculdade de Medicina oferece tantas opções de especialização que é comum ter dificuldade para escolher qual caminho seguir.

Para definir quais especialidades da Medicina têm mais a ver com você, é preciso conhecê-las a fundo e considerar não apenas as características de cada uma, mas também questões como o público que será atendido e as atividades desempenhadas por esse profissional.

Se essa é uma dúvida que você também tem, não pode perder este post. Nele, vamos falar sobre as principais especialidades da Medicina para ajudar na sua tomada de decisão. Continue a leitura e confira!

Clínica geral

A possibilidade de trabalhar com clínica geral é conquistada assim que o estudante termina a faculdade de Medicina e começa a residência. Portanto, essa é a especialidade com maior quantidade de profissionais no mercado, que poderão atuar na atenção básica e intervir em diversos casos de patologias, desde que não haja a necessidade de cirurgia.

Cardiologia

Você já deve ter ouvido falar que os problemas cardíacos estão entre as principais causas de morte, não é mesmo? Pois saiba que é o médico cardiologista o responsável por cuidar das doenças cardiovasculares.

Devido ao estilo de vida contemporâneo, de muito estresse, sedentarismo e obesidade, essa especialidade está constantemente à procura de bons profissionais.

[eBook] Guia da Graduação em Medicina

Neurologia

O médico neurologista é o profissional responsável por cuidar do sistema nervoso central dos pacientes, o que engloba não apenas o cérebro, como também a medula espinhal, os nervos e as junções neuromusculares. Por conta disso, ele costuma trabalhar em conjunto com outras especialidades, como a oftalmologia, a psiquiatria e a psicopedagogia.

Ortopedia

Podendo atuar tanto em hospital ou pronto-socorro, como em clínicas e ambulatórios, o profissional que opta pela ortopedia como especialidade da Medicina estará apto a lidar com as estruturas de locomoção, como ossos, articulações, músculos e nervos. Dessa forma, ele será o responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões e fraturas, além da prevenção de danos.

Pediatria

A pediatria é uma das especialidades da Medicina de maior procura pelos estudantes, uma vez que ela apresenta uma alta demanda na sociedade. Afinal, esse será o profissional responsável por acompanhar o desenvolvimento infantil, avaliando não apenas a saúde em relação a patologias, como também todo o desenvolvimento motor e cognitivo do paciente.

Dermatologia

Por fim, a última especialidade que temos para apresentar neste post é a dermatologia, que permite ao profissional cuidar tanto de alterações na pele e no couro cabeludo, como de questões relacionadas à estética do paciente. Além disso, é possível se especializar na área de cirurgia dermatológica, oferecendo campos diversificados de atuação na carreira.

Agora que você já conhece um pouco mais as principais especialidades da Medicina, não perca mais tempo: prepare-se para o vestibular e comece a trilhar o seu caminho em direção aos seus objetivos profissionais!

Se você precisa de uma ajudinha para conquistar a tão sonhada formação em Medicina, acesse o nosso site e veja como podemos auxiliar nessa caminhada!

Posts relacionados

Deixe um comentário