Especializações em odontologia: quais as oportunidades da área?

4 minutos para ler

Apesar da maioria das pessoas conhecer os profissionais de odontologia apenas como dentistas, essa área é muito vasta em especializações, sendo cada uma responsável por atender um público específico ou um tipo de problema.

Investir em uma especialidade permite o odontologista abrir novas oportunidades de conhecimento e de mercado de trabalho, buscando o reconhecimento profissional e um maior retorno financeiro.

Neste post, vamos explicar sobre as especializações em odontologia mais procuradas e sobre como está o mercado de trabalho para esses profissionais. Acompanhe!

Especializações em odontologia

Quando sai da faculdade, o cirurgião-dentista está apto para atuar como clínico geral, profissional que vai tratar da saúde da boca de uma forma generalizada, fazendo limpeza dental, pequenas cirurgias, extrações, remoção de cáries e outros procedimentos. Além de encaminhar para um especialista quando for preciso.

Contudo, assim como nas outras carreiras, a odontologia proporciona diversas áreas de atuação, fazendo com que o dentista possa optar pela especialidade a qual tenha mais afinidade e, dessa forma, alcançar o sucesso e a realização profissional.

A seguir trouxemos algumas especializações que estão em alta, confira:

Odontopediatria

Essa área cuida da saúde bucal de bebês e crianças. Como sabemos, é comum as pessoas terem medo de dentista e muito disso tem a ver com traumas ocasionados na infância. Por isso, os requisitos para o odontopediatra é ter calma e paciência, pois, trabalhar com crianças pode ser mais demorado e esse trabalho deve ser de forma a não causar estresse e medo nelas.

Basicamente, os tratamentos feitos nesse público inclui limpeza dental, extração de cárie, orientação para escovação e encaminhamento para o ortodontista, quando necessário.

Ortodontia

É uma especialidade que estuda o desenvolvimento da face e seus ossos como dentes, arcada dentária e oclusão, tratando as disfunções que podem surgir. O ortodontista é responsável por colocar o aparelho ortodôntico que vai alinhar os dentes e corrigir as falhas que impedem o funcionamento correto do aparelho mastigatório.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Odontologia na estética

É a área que trata da beleza dos dentes e vem crescendo cada vez mais por conta da preocupação das pessoas em ter o sorriso bonito e bem cuidado.

O especialista em odontologia estética realiza procedimentos como: clareamento dental, aplicação de facetas de porcelana, cirurgia plástica na gengiva e outros que levam à melhora da aparência dos dentes.

Odontologia na oncologia

Os dentistas são fundamentais no acompanhamento do tratamento da prevenção do câncer. As terapias utilizadas para a cura da doença podem acarretar diversos problemas bucais os quais devem ser tratados por esses profissionais, podendo ser feitas extrações, implantes e cirurgias reparadoras.

Odontologia no esporte

Essa especialidade vem suprir a necessidade de ter um odontologista dentro de uma equipe esportiva para cuidar da saúde bucal dos atletas de alto rendimento, prevenindo, tratando e compreendendo as doenças da cavidade oral que podem afetar o desempenho dos esportistas.

Além disso, são responsáveis pelos protetores bucais que amortecem impactos, prevenindo traumatismos na região orofacial nas práticas das atividades desportivas.

O mercado de trabalho odontológico

É um mercado que está em constante ascensão, ainda mais agora com a conscientização das pessoas da importância da boa saúde e estética bucal. Sendo assim, é interessante que o profissional tenha um diferencial buscando as novidades da área como técnicas e tratamentos modernos, além das especializações.

O ganho inicial mensal para o cirurgião-dentista é de aproximadamente 2,5 mil reais, podendo chegar a média de 5 mil reais. Já no auge da carreira esse valor pode subir alcançando a margem de 12 mil reais ao mês.

Como vimos, as especializações em odontologia são muitas, e foram destacadas algumas novas áreas e também aquelas que têm maior procura pelos pacientes. Assim, podemos ver que odontologia é uma profissão muito valorizada e com grandes oportunidades.

Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre o curso de odontologia, entre em contato conosco e fale com quem mais entende do assunto!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

3 thoughts on “Especializações em odontologia: quais as oportunidades da área?

Deixe um comentário