Ciências Biológicas Vestibular

Faculdade de Ciências Biológicas: saiba o que você vai aprender

Escolher o curso superior a ser feito é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, é fundamental que o futuro universitário tenha informações precisas e confiáveis sobre a graduação que pretende cursar. Se você está pensando em fazer a faculdade de ciências biológicas ou quer saber mais sobre essa área, está no lugar certo, pois vamos abordar aspectos essenciais da formação e carreira no campo. Confira já!

Como é a faculdade de ciências biológicas?

O curso superior de ciências biológicas é oferecido tanto na habilidade de licenciatura quanto na de bacharelado. O objetivo geral dessa faculdade é capacitar os futuros biólogos com conhecimentos e técnicas para desenvolverem pesquisas, produzirem tecnologias e realizarem atividades de docência relacionadas a todas as formas de vida microscópica e macroscópica, com ênfase na estrutura e funcionamento dos organismos.

A graduação na área dura em média 4 anos e tem como base a formação teórica e prática do aluno, com a oferta de um grande número de aulas de laboratório e trabalhos de campo. Para se tornar biólogo, além de cursar as disciplinas constantes na grade do curso, o estudante deve realizar o estágio profissional obrigatório, bem como produzir o trabalho de conclusão de curso e cumprir as atividades complementares.

Quais as matérias estudadas no curso?

As disciplinas ofertadas em um curso de ciências biológicas podem variar conforme a grade curricular. No entanto, algumas matérias estão presentes em todos eles, tais como: genética, biologia celular, embriologia, geologia e paleontologia, anatomia, histologia, ecologia, zoologia, microbiologia, fisiologia, química, biofísica, biotecnologia, bioquímica, imunologia, parasitologia e bioestatística.

Que tipo de perfil tem o aluno dessa graduação?

Pelo fato de as ciências biológicas serem uma área que lida diretamente com os seres vivos de diferentes tipos e com o ambiente do qual eles fazem parte, é crucial que o estudante goste da natureza. Além disso, é importante que seja um bom observador, desenvolva capacidade de atenção, concentração e foco para realizar atividades analíticas, bem como tenha alguma facilidade ou esteja disposto a aprender química.

O que o mercado de trabalho demanda na área?

O mercado possibilita muitas opções de atuação para o profissional graduado em ciências biológicas. Um importante campo de trabalho é a docência na educação básica, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas de ciências no ensino fundamental e de biologia no ensino médio. Já na educação superior as suas atribuições englobam ainda ações de pesquisa científica e extensão universitária.

Fora do âmbito docente, o profissional pode atuar em diversos segmentos e executar diferentes funções. Sua formação permite que trabalhe com o desenvolvimento de manejo sustentável de ecossistemas, supervisão de saneamento, monitoramento em unidades de conservação, execução de pesquisas biotecnológicas e biomédicas em laboratórios e indústrias, consultorias para licenciamentos e perícias ambientais etc.

Agora que você ficou por dentro do que é aprendido na faculdade de ciências biológicas, sabe como funciona o curso e está bem informado sobre as principais possibilidades de carreira na área, chegou a hora de investir em sua formação acadêmica. Quanto antes você iniciar a sua preparação, mais cedo poderá alcançar o sucesso profissional desejado.

Então, conheça a UniFOA e comece já a fazer ciências biológicas!

Deixe um comentario