Faculdade de sistemas de informação: como saber se é a escolha certa?

Descobrir qual a graduação que mais combina com o seu perfil é um dos primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso. E para quem está em busca de uma profissão na área de exatas com boas oportunidades de crescimento, a faculdade de sistemas de informação pode ser uma ótima escolha.

Por isso, preparamos esse post com mais informações sobre o curso e o dia a dia dos profissionais dessa área que é uma das mais promissoras do momento. Confira!

O que você vai aprender na faculdade de sistemas de informação?

Dependendo da instituição de ensino, o curso de sistemas de informação é oferecido nas modalidades de bacharelado, com duração média de 4 anos, ou de tecnologia, com aproximadamente 2 anos de duração.

Mas, independentemente do modelo de ensino escolhido, a grade curricular é composta de matérias teóricas das áreas de Matemática, Ciências da Computação e Administração, e de muitas disciplinas práticas, nas quais o aluno poderá desenvolver os seus próprios projetos e terá contato direto com o dia a dia da profissão.

Quais são as habilidades necessárias para se destacar na carreira?

Gostar do universo da tecnologia e ter afinidade com os números são as duas características principais dos profissionais dessa área. E para se destacar na carreira, é essencial possuir qualidades como paciência e concentração para conseguir trabalhar sob pressão e lidar com prazos curtos.

Outras dicas interessantes para se diferenciar no mercado da tecnologia são: estar constantemente atualizado e possuir bons conhecimentos em inglês, já que a maior parte da linguagem de programação está nesse idioma.

Em que áreas o profissional de sistemas de informação pode trabalhar?

Uma das grandes vantagens encontradas pelos profissionais formados em sistemas de informação é a grande oferta de oportunidades de trabalho em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos de mercado. Confira alguns exemplos:

• desenvolvimento de softwares: projeto e desenvolvimento de sistemas, funcionalidade de sites;

• administração do fluxo de informações: criação de programas e instalação de sistemas que garantam a modernização e a agilidade dos processos de comunicação das empresas;

• modelagem: construção de modelos matemáticos que simulam situações reais com o objetivo de prever e prevenir possíveis problemas logísticos ou tecnológicos;

• consultoria: análise, planejamento, instalação e acompanhamento dos sistemas, redes e bancos de dados utilizados pelas empresas;

• suporte técnico: manutenção de sistemas, das redes de computadores e dos bancos de dados corporativos;

• logística: criação de softwares que facilitem o gerenciamento de itinerários, sistemas de armazenagem e entrega de produtos com maior agilidade e eficiência;

• marketing e vendas: compreender o funcionamento dos equipamentos e softwares e comercializar os produtos mais adequados a cada empresa, de acordo com as necessidades dos clientes;

• ensino: aulas para turmas dos ensinos fundamental e médio, de escolas de informática, de cursos profissionalizantes e universidades.

Como está o mercado de trabalho nessa área?

Inovações como sistemas corporativos informatizados, redes de fibra ótica, conexão à internet mais veloz e soluções para o armazenamento de arquivos em nuvem, são cada vez mais procuradas pelas empresas, aumentando, por sua vez, a busca por profissionais qualificados.

Com isso, o setor de Tecnologia da Informação (TI) segue em constante crescimento e, como já comentamos, repleto de boas oportunidades em companhias de todas as regiões do país!

Se identificou com a faculdade de sistemas de informação e quer saber mais sobre essa carreira? Entre em contato com a gente!

3 thoughts on “Faculdade de sistemas de informação: como saber se é a escolha certa?

1. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself
    or did you hire someone to do it for you?
    Plz answer back as I’m looking to design my own blog and would like to find out where u got
    this from. cheers