Sistemas de informação Vestibular

Faculdade de sistemas de informação: como saber se é a escolha certa?

Descobrir qual a graduação que mais combina com o seu perfil é um dos primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso. E para quem está em busca de uma profissão na área de exatas com boas oportunidades de crescimento, a faculdade de sistemas de informação pode ser uma ótima escolha.

Por isso, preparamos esse post com mais informações sobre o curso e o dia a dia dos profissionais dessa área que é uma das mais promissoras do momento. Confira!

O que você vai aprender na faculdade de sistemas de informação?

Dependendo da instituição de ensino, o curso de sistemas de informação é oferecido nas modalidades de bacharelado, com duração média de 4 anos, ou de tecnologia, com aproximadamente 2 anos de duração.

Mas, independentemente do modelo de ensino escolhido, a grade curricular é composta de matérias teóricas das áreas de Matemática, Ciências da Computação e Administração, e de muitas disciplinas práticas, nas quais o aluno poderá desenvolver os seus próprios projetos e terá contato direto com o dia a dia da profissão.

Quais são as habilidades necessárias para se destacar na carreira?

Gostar do universo da tecnologia e ter afinidade com os números são as duas características principais dos profissionais dessa área. E para se destacar na carreira, é essencial possuir qualidades como paciência e concentração para conseguir trabalhar sob pressão e lidar com prazos curtos.

Outras dicas interessantes para se diferenciar no mercado da tecnologia são: estar constantemente atualizado e possuir bons conhecimentos em inglês, já que a maior parte da linguagem de programação está nesse idioma.

Em que áreas o profissional de sistemas de informação pode trabalhar?

Uma das grandes vantagens encontradas pelos profissionais formados em sistemas de informação é a grande oferta de oportunidades de trabalho em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos de mercado. Confira alguns exemplos:

• desenvolvimento de softwares: projeto e desenvolvimento de sistemas, funcionalidade de sites;

• administração do fluxo de informações: criação de programas e instalação de sistemas que garantam a modernização e a agilidade dos processos de comunicação das empresas;

• modelagem: construção de modelos matemáticos que simulam situações reais com o objetivo de prever e prevenir possíveis problemas logísticos ou tecnológicos;

• consultoria: análise, planejamento, instalação e acompanhamento dos sistemas, redes e bancos de dados utilizados pelas empresas;

• suporte técnico: manutenção de sistemas, das redes de computadores e dos bancos de dados corporativos;

• logística: criação de softwares que facilitem o gerenciamento de itinerários, sistemas de armazenagem e entrega de produtos com maior agilidade e eficiência;

• marketing e vendas: compreender o funcionamento dos equipamentos e softwares e comercializar os produtos mais adequados a cada empresa, de acordo com as necessidades dos clientes;

• ensino: aulas para turmas dos ensinos fundamental e médio, de escolas de informática, de cursos profissionalizantes e universidades.

Como está o mercado de trabalho nessa área?

Inovações como sistemas corporativos informatizados, redes de fibra ótica, conexão à internet mais veloz e soluções para o armazenamento de arquivos em nuvem, são cada vez mais procuradas pelas empresas, aumentando, por sua vez, a busca por profissionais qualificados.

Com isso, o setor de Tecnologia da Informação (TI) segue em constante crescimento e, como já comentamos, repleto de boas oportunidades em companhias de todas as regiões do país!

Se identificou com a faculdade de sistemas de informação e quer saber mais sobre essa carreira? Entre em contato com a gente!

Deixe um comentario