Graduação em administração: tudo o que você precisa saber

6 minutos para ler

O momento de decidir qual curso superior fazer é um dos mais importantes da vida do estudante. Isso porque ele passará os próximos anos dedicando-se a essa área com o intuito de construir uma carreira bem-sucedida.

Dessa forma, mesmo quem já tem uma ideia do que deseja estudar precisa pesquisar bastante e entender a fundo a profissão considerada. Se você está pensando em fazer a graduação em Administração, não deixe de conferir este post! A seguir, apresentamos tudo o que é preciso saber sobre o curso antes de começar os estudos.

Continue a leitura e fique de olho nas características dessa formação, no perfil esperado do profissional, nas possibilidades de atuação e também na média salarial dessa carreira.

Curso superior em Administração

O curso superior de Administração tem como objetivo a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuam. É oferecido na modalidade bacharelado e tem 4 anos de duração. Em seguida, registrado no Conselho Regional de Administração de seu estado de atuação, receberá o título profissional de administrador.

Com o diploma e o registro, poderá atuar em organizações ou empresas públicas e privadas. Muitos se tornam consultores organizacionais, outros ingressam no magistério superior e alguns optam pelos concursos públicos.

Matérias na faculdade

É comum, no primeiro período, o aluno estudar matérias mais abrangentes e fundamentais para qualquer administrador. A princípio, ele terá disciplinas como Cálculo, Contabilidade, Estatística, Informática e matérias relacionadas à Gestão de empresas. Porém, ao longo da graduação, encontrará matérias mais específicas, como Empreendedorismo, Gestão em Marketing e até algumas disciplinas relacionadas ao curso de Direito.

Características ideais para o profissional

Considerando o perfil desejado, o profissional que escolher a área de Administração precisa ter algumas qualidades consideradas essenciais, são elas:

  • conhecimento aprofundado sobre a área e sobre o negócio em que atua;
  • planejamento e organização para conseguir fazer uma boa gestão;
  • raciocínio rápido;
  • boa comunicação;
  • liderança;
  • disposição para enfrentar desafios;
  • proatividade para antecipar soluções;
  • visão ampla e atualizada sobre negócios;
  • capacidade de avaliar oportunidades e de tomar decisões considerando os seus impactos.

Mercado de trabalho

Qualquer empresa precisa de um administrador, desde as pequenas até as multinacionais. Isso porque ele é um profissional-chave que vai lidar com a gestão de modo geral — finanças, recursos humanos, políticas internas e planejamento estratégico da organização.

Sem contar que há espaço para quem é da área também no setor público, ou seja, a pessoa que busca estabilidade na carreira e salários mais vantajosos pode fazer concurso para se dar bem em órgãos da administração municipal, estadual ou federal.

Como se vê, o mercado de trabalho para quem tem o diploma de Administração é bem amplo. Segundo um levantamento do Conselho Federal de Administração (CFA) — órgão que regulamenta e fiscaliza a profissão — a empregabilidade voltada os bacharéis da área é de cerca de 75%.

Áreas de atuação

Por ser uma carreira bastante abrangente, o administrador pode atuar em inúmeros segmentos. Veja a seguir.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Recursos humanos

É possível atuar na gestão de pessoas, um segmento com boas oportunidades. Afinal, as organizações precisam de um profissional que fique responsável pelos recursos humanos, realizando as atividades burocráticas da área, como processos de admissão, demissão e folhas de pagamento, além de:

  • processos de recrutamento e seleção;
  • elaboração de planos de carreira;
  • supervisão e organização de treinamentos;
  • análise de desempenho das equipes.

Comércio exterior

É um campo voltado ao mercado externo, no qual o profissional pode trabalhar para empresas multinacionais ou em companhias que realizam transações com outros países. A área envolve importação, exportação, contato com fornecedores e clientes estrangeiros, entre outras atribuições.

Gestão financeira

A graduação em Administração permite também gerenciar as finanças, a fim de reduzir os riscos para o negócio. Nessa área, o profissional trabalha com receitas, despesas, investimentos, patrimônio, pagamento de contas, impostos e salários, orçamentos e negociações.

Auditoria

A auditoria é, na verdade, um controle interno e análise de diferentes processos da organização com o objetivo de identificar falhas. Assim, o auditor pode averiguar se os fluxos de trabalho estão conforme os padrões de qualidade, as políticas da empresa e também a legislação do ramo. É, portanto, uma atividade de fiscalização que pode evitar prejuízos para o negócio.

Marketing

Apesar de muitas pessoas pensarem que só pode atuar com marketing quem fez a graduação em publicidade e propaganda, os formados em Administração também podem fazer carreira nessa área.

É um campo voltado ao estudo do mercado, do interesse e perfil dos consumidores visando ao fortalecimento de um produto, serviço ou marca. No marketing, o profissional pode trabalhar na criação e desenvolvimento de produtos, estratégias para melhorar o relacionamento com o público, além de outras ações.

Vendas

Por meio do curso, o profissional adquire o conhecimento e as habilidades necessárias para se sair bem no setor de vendas, definindo preços, promoções, prazos de pagamento, pontos de vendas, além de realizar treinamentos de equipes e negociações com fornecedores e clientes. É um segmento que trabalha junto ao marketing, de modo a planejar estratégias de melhoria nos resultados de um negócio, posicionando-o na frente dos concorrentes.

Logística

Quem faz a graduação em Administração pode atuar com logística, ficando responsável pelas operações de transporte, armazenagem e distribuição de produtos. É o profissional que garante a otimização dos fluxos de trabalho para garantir bons resultados à empresa. Ele pode trabalhar ainda na gestão de estoques e na negociação de valores de frete.

Média salarial

Além de todas as opções de atuação, a área de Administração também apresenta boa remuneração. Segundo o site de recrutamento Vagas, a média salarial para a carreira é de R$ 3.094,00. É um valor que pode subir conforme a experiência e uma melhor qualificação do candidato.

Se você busca uma carreira versátil e que vai proporcionar um futuro profissional de sucesso, pode escolher a graduação em Administração. Com o diploma na área, é possível atuar em empresas de diferentes ramos e setores e também empreender.

Gostou de saber mais sobre esse curso, mas ainda tem dúvidas se ele combina com você? Descubra, então, quais são os 6 passos para acertar na escolha da profissão!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário