Vestibular

Graduação em enfermagem: quais as oportunidades do mercado?

Gostar de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, ser paciente e dedicado são características essenciais para quem escolhe exercer a profissão de enfermeiro.

Se você optou por essa carreira, provavelmente já sabe que ela também exige muita responsabilidade e disposição para encarar casos complexos e plantões extensos, mas é, ao mesmo tempo, muito recompensadora, dando a oportunidade de ajudar outras pessoas e salvar vidas todos os dias.

E com o aumento da procura por profissionais da saúde em todas as regiões do Brasil, o mercado de trabalho tem se mostrado bastante favorável e com diversas oportunidades. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre algumas possibilidades de atuação para você que escolheu a graduação em enfermagem. Confira!

Hospitais públicos e particulares

Vamos começar falando sobre um dos principais ambientes de trabalho para os enfermeiros: as unidades hospitalares. Lá, você terá a oportunidade de ingressar em equipes médicas, participar ativamente de diferentes procedimentos e investir em especializações como cardiologia, pediatria, geriatria, emergência ou UTI.

Além disso, você ainda poderá optar pela área administrativa e atuar como gestor de qualidade, planejando e avaliando a assistência prestada aos pacientes, ou como gestor de projetos, gerenciando as atividades promovidas pelo hospital, bem como os recursos aplicados e os profissionais envolvidos.

Área acadêmica

Ao optar pela carreira educacional, você poderá ministrar aulas práticas e teóricas em cursos técnicos e escolas profissionalizantes para a formação de auxiliares de enfermagem.

Outra boa opção é dar continuidade à sua formação superior e investir em cursos de mestrado e doutorado, que o tornarão apto a participar de projetos de pesquisa e dar aulas para turmas de graduação ou pós-graduação.

Saúde pública

Nesse segmento, você estará diretamente envolvido com ações de conscientização, promoção da saúde e prevenção de doenças junto à população.

Também será responsável pela formação e treinamento dos agentes de saúde, acompanhando essas equipes de profissionais nos atendimentos em hospitais, creches, escolas e outros centros de apoio às comunidades.

Além das áreas de atuação que destacamos aqui, existem outros segmentos em crescimento constante, com boas oportunidades para os profissionais de enfermagem. Confira algumas delas abaixo:

  • enfermagem do trabalho: aqui, o profissional dará atendimento ambulatorial aos colaboradores das empresas e acompanhará programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários;

  • enfermagem forense: nessa especialização, o objetivo é prestar assistência às vítimas de violência e auxiliar em investigações criminais, coletando e avaliando provas e estudando vestígios;

  • e enfermagem de resgate: como o próprio nome indica, esse segmento inclui as equipes de salvamento responsáveis por resgatar as vítimas de diversos tipos de acidentes e situações de calamidade.

Como você pode perceber, a graduação em enfermagem pode abrir as portas para um futuro profissional altamente promissor, com boas oportunidades de crescimento e grandes chances para quem busca estabilidade financeira e profissional.

Alguma dessas áreas de trabalho chamou a sua atenção? Quer ficar por dentro de outras informações sobre essa carreira, as novidades do mercado de trabalho e tudo o que acontece no universo acadêmico e das profissões? Então assine a nossa newsletter.

Deixe um comentario