5 dicas para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade

Muita gente fica preocupada em como vai ser a procura pelo primeiro emprego. Afinal, a concorrência é alta e há o fato de não ter nenhuma experiência profissional para ingressar no mercado de trabalho. Mas tudo tem um começo, inclusive a nossa trajetória de carreira.

Então, é preciso deixar o medo de lado e encarar essa nova fase, que será repleta de desafios, mas também de realizações. Quer descobrir como se dar bem e ser contratado? Não perca as 5 dicas que reunimos para você!

1. Não tenha medo de assumir que tem pouca experiência

A primeira questão é não ter vergonha da falta de experiência, já que isso é natural para quem está em busca do primeiro emprego.

Nessa hora, reflita sobre as experiências que você já teve na faculdade ou até no Ensino Médio, como em preparação de eventos, em algum trabalho em grupo, em empresa júnior ou até em atividades externas, como voluntariado. Tudo isso conta pontos em um processo seletivo.

O que não pode é inventar uma experiência que não teve, pois a mentira será descoberta e isso vai pegar mal para sua imagem profissional.

2. Elabore o currículo de acordo com a vaga

O currículo deve chamar a atenção do recrutador, por isso destaque os pontos que tenham a ver com a vaga que você está disputando. Insira, além do seu curso superior, cursos complementares e deixe claro qual é o seu objetivo profissional.

Só coloque foto ou pretensão salarial no documento caso isso seja uma exigência da empresa recrutadora. Por fim, lembre-se de revisar tudo o que escreveu, pois os erros de Português podem tirar pontos do candidato.

3. Prepare-se para a entrevista

Sabemos como a entrevista de emprego tira o sono de muita gente. Então, que tal se preparar para esse momento? Simule em casa as possíveis perguntas e pense com calma nas respostas que vai dar.

Uma dica é pesquisar sobre a empresa e a área de atuação do negócio, pois são informações que vão ajudar você a ter mais repertório para pensar em como responder de forma adequada cada questionamento.

4. Contenha a ansiedade na hora de ficar frente a frente com o recrutador

Controle o emocional no momento em que estiver de frente para o recrutador. Está em jogo uma vaga de emprego e você não pode por tudo a perder por conta do nervosismo, certo? Assim, chegue com antecedência no local, para conseguir relaxar antes da entrevista.

Depois, lembre-se de respirar fundo e falar devagar para conseguir elaborar mentalmente cada resposta sem correr o risco de se atropelar com as palavras. Aliás, essa dica vale tanto para a entrevista presencial como para aquelas realizadas online.

5. Fique por dentro dos processos seletivos da sua área

Por fim, esteja antenado com as vagas que possam surgir na sua área para ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Pesquise as oportunidades nos principais portais de emprego e também no LinkedIn.

Outra recomendação é fazer networking, participando de cursos, eventos e grupos das redes sociais do seu segmento. Assim, você conhece pessoas, troca ideias e pode conseguir informações sobre os processos seletivos de diferentes empresas.

Além das dicas que apresentamos, é fundamental escolher uma faculdade de referência que vai dar todas as orientações que você precisa para ter sucesso na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Busca uma instituição de ensino que vai oferecer esse suporte? Entre em contato com o UniFOA e fique por dentro dos nossos cursos e diferenciais!

6 thoughts on “5 dicas para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade

1. Just want to say your article is as astonishing. The clearness on your put up is just cool and
    that i could suppose you’re knowledgeable on this subject.

Fine along with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with coming near near post.
    Thank you one million and please continue the enjoyable work.

2. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly
    donate to this brilliant blog! I guess for now i’ll
    settle for bookmarking and adding your RSS feed to
    my Google account. I look forward to new updates and will talk about this website with my Facebook group.
    Chat soon!

3. It’s really a cool and useful piece of information. I’m
    satisfied that you simply shared this useful info with us.
    Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

4. Have you ever considered creating an ebook
    or guest authoring on other websites? I have a blog based on the same topics you discuss and would
    really like to have you share some stories/information. I know my visitors would value
    your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot
    me an e mail.

5. This is really attention-grabbing, You’re an excessively skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to
    looking for extra of your great post. Also, I have
    shared your site in my social networks