Já pensou em fazer parte de um programa de extensão universitária?

4 minutos para ler

As atividades de uma universidade oferecem pelo menos três oportunidades interessantes para os estudantes: o ensino, a pesquisa e a extensão. Um programa de extensão universitária proporciona que o aluno adquira experiência prática e inicie sua atuação profissional ainda durante a graduação.

Assim, programas desse tipo enriquecem muito a vivência de quem está aprendendo uma profissão. Junto às atividades de ensino e pesquisa, a extensão compõe o tripé de um ambiente universitário. Você quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, esclarecemos como ser um aluno extensionista e aproveitar os benefícios dessa escolha!

O que é um programa de extensão universitária?

As atividades de extensão são ações que a universidade realiza para interagir de maneira mais próxima com a comunidade. Por meio desses programas, a instituição educativa oferece serviços à população. Assim, o conhecimento científico chega na forma de benefícios o público externo da instituição de ensino.

É o caso, por exemplo, do atendimento jurídico, oferecido pelos graduandos do curso de direito, ou das campanhas de higiene bucal, realizadas por estudantes do curso de odontologia. O objetivo de trabalhos como esses é permitir o acesso da população ao conhecimento universitário e construir pontes com a sociedade.

As atividades são exercidas por estudantes e supervisionadas por professores da instituição de ensino. Os projetos são coordenados pelos docentes, que selecionam os alunos segundo os requisitos necessários — para participar de alguns programas de extensão universitária, pode ser preciso concluir algumas disciplinas específicas, por exemplo.

Quais são as vantagens de participar?

Os benefícios da extensão universitária são sentidos por todos que participam dela. A comunidade pode usufruir de serviços gratuitos e de qualidade, a universidade amplia sua participação social e os alunos têm a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática e manter contato direto com os usuários.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

É desse modo que a extensão universitária acaba se tornando a primeira experiência de trabalho para muitos estudantes. Durante o programa, os acadêmicos podem colocar seu conhecimento em prática e conhecer as necessidades e os desejos da população. Essa vivência é fundamental para preparar os alunos para uma atuação profissional competente e responsável.

Além do desenvolvimento profissional, os programas de extensão contribuem também para o crescimento pessoal. Como as ações desenvolvidas se tratam de serviços gratuitos, a universidade está, na verdade, realizando um importante trabalho social. Assim, é também algo gratificante e inspirador.

A extensão é valorizada no mercado de trabalho?

Além de beneficiar o aluno com crescimento pessoal e profissional, o currículo dele também é enriquecido pelo programa de extensão. Um dos maiores desafios para o estudante universitário é conquistar boas vagas de emprego sendo recém-formado. Ao participar de um programa desse tipo, a pessoa consegue contornar a dificuldade de ingressar no mundo do trabalho, uma vez que já terá experiência profissional antes do primeiro emprego.

Dessa forma, ser mais valorizado pelo mercado é um dos benefícios que o programa oferece para o participante. O aluno que vive essa experiência com certeza se torna mais preparado para encarar suas funções profissionais no futuro. A partir de sua vivência, poderá se destacar em seleções de emprego ou estágio.

Participar de um programa de extensão universitária é uma rica experiência oportunizada pela universidade para o estudante. Informe-se sobre as atividades realizadas na instituição em que for estudar e inscreva-se. Sem dúvida, você vai colher ótimos frutos agora e no futuro!

E então, gostou das informações deste post? Está precisando de ajuda para escolher uma profissão? Baixe nosso e-book e veja 6 passos para acertar na escolha profissional!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário