Livros sobre Design: 5 ideias para você aprender mais

4 minutos para ler

Conteúdos digitais ou impressos são ótimas fontes de conhecimento para diversos profissionais. Para quem quer atuar na criação e no desenvolvimento de produtos e sistemas, por exemplo, é fundamental buscar apoio nas informações contidas em livros sobre Design.

Esses materiais podem trazer dicas, macetes e dados relevantes, facilitando a rotina de quem trabalha como freelancer ou de quem deseja ganhar destaque em uma empresa. 

Você se identifica com alguns desses objetivos e precisa se manter atualizado na área? Então, não perca as nossas 5 sugestões de títulos para investir!

Quais são os melhores livros sobre Design?

Opção é o que não falta em um mundo conectado. Com uma rápida pesquisa na internet, você consegue ter acesso a diversos e-commerces que disponibilizam livros na área do Design. As versões variam de materiais físicos aos famosos e-books.

Por conta da variedade, uma ajuda se torna bem-vinda para filtrar boas opções. Veja agora por onde começar a montar a sua própria biblioteca!

1. Viver de Design

O autor desse material rico é Gilberto Strunck, um dos designers brasileiros mais bem-sucedidos. A publicação serviu para que compartilhasse suas vivências na carreira, detalhes sobre a administração da profissão e dicas focadas no mundo dos negócios.

Viver de Design é um ótimo guia para iniciantes na área, já que prepara os futuros profissionais para lidar com os desafios e com as principais oportunidades do mercado.

2. Intuição, Ação e Criação

De autoria de Ellen Lupton, o livro se baseia nos processos mentais que as pessoas utilizam para lançar ideias. A proposta é mostrar ao leitor a importância de criar imagens e os caminhos para obter os melhores resultados.

Intuição, Ação e Criação busca, por meio de uma escrita simples e didática, responder às principais dúvidas do designer iniciante. Em cada página, os conhecimentos são abordados de forma prática e com detalhes que orientam o processo criativo.

3. O Design do Designer

De forma clara e sucinta, a obra de Ligia Fascioni se dedica a mostrar os principais aspectos que o profissional da área precisa dominar para ter sucesso na profissão. 

Seu objetivo em O Design do Designer é transformar a percepção do leitor, aguçando sua curiosidade para torná-lo mais crítico. Entre os pontos abordados estão dicas de como atrair clientes, formas de crescer na carreira e orientações para autônomos.

4. Teoria do Design Gráfico

Organizado por Helen Armstrong, a obra concentra 24 textos importantes sobre a teoria do Design. Isso inclui desde noções básicas da área até conceitos mais complexos. Entre os autores presentes estão Herbert Bayer, El Lissitzky e Wolfgang Weingart.

Teoria do Design Gráfico é organizado em três partes, mas um detalhe que se destaca é a capa que se abre formando uma linha do tempo. Sobre ela, o leitor consegue visualizar o ano de cada texto, o tempo de vida dos autores e as sobreposições que surgem desses dados.

5. Vade-mécum de Tipografia

Dos autores Antonio Fontoura e Naotake Fukushima, o livro foi desenvolvido para orientar estudantes de Design e pessoas que se interessam pela arte da tipografia. Vade-mécum de tipografia nada mais é que um guia simples para sanar as principais dúvidas do leitor.

Por que fazer uma graduação na área?

Ainda que despertem a curiosidade em determinado campo do conhecimento, os livros não são suficientes para transmitir todos os conceitos necessários à exerção de uma profissão. Em vez disso, devem funcionar como recursos complementares a uma formação de qualidade.

Assim, se o seu objetivo é aprimorar conhecimentos e seguir carreira na área, precisa investir em um bom curso de Design. A graduação trará um diferencial competitivo porque fará com que você se prepare para o mercado de trabalho com as melhores ferramentas.

O ideal é pesquisar cursos em instituições renomadas e escolher a opção que mais tem a ver com o seu perfil. Assim, enquanto estiver na faculdade, poderá obter indicações de livros sobre Design com professores e colegas que entendem do assunto.

Ficou com vontade de saber mais sobre as possibilidades dessa carreira? Continue com a gente e conheça as principais áreas de atuação de um designer!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário