4 dicas para montar um local de estudo adequado em casa

3 minutos para ler

Contar com um local de estudos para chamar de seu pode parecer algo sem importância, mas saiba que ter um canto específico para assistir às aulas on-line, fazer as leituras e outras atividades é essencial para melhorar a concentração e a sua produtividade.

Ninguém precisa ter um escritório em casa para conseguir estudar melhor, basta escolher um ambiente e organizá-lo, levando em conta 4 dicas. Quer saber quais são? Não deixe de conferir o post que preparamos para você!

1. Escolha um ambiente tranquilo

O primeiro passo é selecionar um local de estudos que seja tranquilo, ou seja, que você consiga repassar as matérias sem barulhos. Um canto no seu quarto já é uma boa saída, caso você não tenha um cômodo sobrando em casa.

Ao delimitar seu ambiente, você acaba, inclusive, sinalizando para as pessoas que moram com você que precisa de silêncio para estudar e que não pode ser incomodado para não perder o foco.

2. Cuide da iluminação

Uma questão importante é ter um canto que seja iluminado, assim, escolha um local que receba bastante luz natural para estudar bem durante o dia. Já para quem vai fazer as leituras e atividades à noite, a dica é contar com uma boa luminária.

Com essas precauções, você fica mais confortável para acompanhar os conteúdos sem ter que forçar sua visão, o que pode trazer dor de cabeça.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

3. Priorize o conforto

Falando em conforto, tenha atenção na hora de escolher a cadeira e a mesa de estudos. Escolha móveis ergonômicos, ou seja, que vão se adaptar à sua coluna, evitando dores no corpo, caso você fique muito tempo sentado para estudar.

Uma mesa de um tamanho adequado e uma cadeira com apoio para os braços já vão trazer benefícios para a sua saúde. Se possível, conte também com um apoio para os pés, o que vai incentivar a manter a postura adequada.

Contudo, lembre-se sempre de fazer pequenas pausas durante um período longo de estudos e aulas remotas. Levante-se e alongue o corpo para evitar dores na coluna. Aliás, fazer pequenos intervalos é interessante para relaxar a mente e conseguir voltar aos estudos com mais disposição.

4. Mantenha os materiais organizados

Por último, não basta ter um ambiente próprio para os estudos se esse local estiver bagunçado. Imagine sentar-se para estudar e ter que ficar procurando canetas, livros, cadernos ou outros papéis?

Você perde um tempo precioso e ainda se dispersa diante de tanta desorganização. Por conta disso, tenha o hábito de manter todos os seus materiais organizados. Assim, você não perde nenhum conteúdo importante, fica menos ansioso antes das provas e tem mais disposição para pegar firme nos estudos.

Que tal começar a planejar um local de estudos? Além de conseguir ter um canto mais adequado para acompanhar as aulas e fazer as atividades, esse espaço vai ajudá-lo a criar o hábito de estudar em casa. Só tenha o cuidado de, na hora de repassar as matérias, evitar as distrações, especialmente com o celular.

Gostou das nossas sugestões para montar seu local de estudos? Já que tocamos no assunto organização, que tal conferir agora dicas para manter o caderno organizado? Não perca!

Posts relacionados

Deixe um comentário