Jornalismo

Melhores faculdades de jornalismo: 5 dicas para escolher a melhor

Se você pensa em estudar jornalismo, saiba que para se destacar na profissão é preciso muita dedicação e foco. Para tanto, é possível contar com faculdades capazes de dar a você a estrutura necessária para começar a construir uma trajetória profissional de sucesso.

Mas como escolher? Saiba quais são os critérios que devem ser considerados para encontrar as melhores faculdades de jornalismo e, assim, dar início a sua trajetória. Acompanhe!

1. Considere a nota do MEC

A nota do MEC é o conceito que o Ministério da Educação atribui a instituições de ensino. Quando essa nota é alta significa que a faculdade atende às exigências em relação à formação acadêmica do indivíduo e às necessidades do mercado de trabalho.

É uma referência importante para você fazer a sua escolha, pois, uma vez que o curso que pretende fazer é bem avaliado pelo MEC, as suas chances de ter sucesso profissional passam a depender exclusivamente do seu esforço.

2. Conheça a infraestrutura da faculdade

É preciso avaliar se as instalações físicas do campus atendem as suas necessidades enquanto estudante de jornalismo. Você pode pedir para conhecer as salas de aula, os laboratórios, a biblioteca e os diferentes departamentos.

Avalie se existe espaço para atividades específicas de rádio, TV e demais produções. O ideal é que você tenha como viver durante o curso aquilo que pretende fazer quando formado. Garantir isso é importante, pois quando a faculdade oferece as instalações adequadas, ela consegue preparar melhor o aluno para a vida profissional.

3. Conheça a grade curricular do curso

Verifique se as matérias estão em dia com aquilo que você pretende fazer. É importante que os cursos de jornalismo tenham um olhar mais atento às novidades tecnológicas tão comuns no nosso tempo.

É preciso que a grade curricular seja atual, contemplando novas formas de comunicação e dando a você condições para fazer a sua escolha como julgar melhor, tendo as ferramentas certas para tanto. Uma boa faculdade dá ao aluno a possibilidade de se aperfeiçoar tanto nas mídias tradicionais quanto nas modernas.

4. Verifique se há aceitação no mercado de trabalho

De nada adiantará passar quatro ou mais anos sentado num banco de faculdade se na prática o seu diploma não tiver o devido reconhecimento. Por isso, avalie a aceitação dos antigos alunos no mercado de trabalho. Eles conseguem vagas naquilo que a faculdade oferece em seus cursos ou precisam se adaptar a outras atividades?

Além disso, procure se informar junto aos empregadores a respeito de suas exigências. Isso pode ajudar você a encontrar a faculdade que melhor prepara para os seus interesses.

5. Avalie a qualidade do corpo docente

Como saber se os professores do curso são realmente bons? Existem caminhos possíveis. Um deles é conversar com ex-alunos, outro é conferir a quantidade de mestres e doutores presentes no corpo docente. De uma maneira geral, a tendência é que, quanto maior a quantidade de títulos que o profissional apresenta, mais qualificado ele seja para ensinar.

Essa não é necessariamente uma regra, pois no ensino é preciso uma boa dose de jogo de cintura. É por isso que vale a pena conversar com ex-alunos para saber se o conhecimento técnico do professor é útil para que as suas aulas sejam de qualidade.

Agora que você sabe como identificar as melhores faculdades de jornalismo, entre em contato com a gente para saber mais sobre o curso que oferecemos.

Deixe um comentario