Vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade? Como se preparar?

Nem todos os estudantes têm acesso às boas oportunidades de ensino superior na região na qual moram. Em muitos desses casos, mudar de cidade para fazer faculdade pode ser o melhor caminho para obter uma formação acadêmica que abra portas no mercado de trabalho.

Mas quais são os prós e os contras dessa mudança? Será que vale a pena dar um passo para longe de casa, em prol dos estudos? Como se preparar para essa fase de transição de vida? Acompanhe nosso post e encontre todas as respostas.

Quais são as vantagens de mudar de cidade para fazer faculdade?

Apesar de representar uma mudança total de vida, você pode descobrir muitas vantagens ao mudar de cidade para fazer faculdade. Boa parte dos jovens sonha com a liberdade e com os desafios da vida adulta, então essa é a oportunidade certa para colocar sua autonomia em prática.

Amadurecimento, autoconhecimento e formação de novos vínculos interpessoais são alguns dos benefícios experimentados por quem decide mudar de cidade para estudar. Em resumo, você poderá subir os seguintes degraus em sua vida universitária longe de casa:

• crescimento pessoal;
  • desenvolvimento de novas soft skills — como tomada de decisão e resolução de problemas;
  • independência emocional;
  • responsabilidade com finanças;
  • ampliação da rede de contatos;
  • novas experiências;
  • mais oportunidades de carreira.
Leia também:  9 segredos para fazer uma excelente redação no Enem

E os desafios de mudar de cidade para estudar, quais são?

Uma das principais barreiras de adaptação em outra cidade é a saudade da família e dos amigos, principalmente se você tem bastante apego às pessoas próximas. Aos poucos, novos vínculos são construídos para formar outra rede de apoio no seu dia a dia. Além disso, a tecnologia já encurta as distâncias e é possível conversar com sua família frequentemente por chamadas de vídeo.

Outros desafios de mudar de cidade para fazer faculdade são o controle financeiro e a necessidade de realizar tudo sozinho. Somado a isso, se você precisar trabalhar, de modo a cobrir todas as suas despesas pessoais e estudantis, ainda terá que adotar boas práticas de gestão de tempo a fim de conciliar os múltiplos compromissos e organizar suas tarefas. No caso de bater aquela tensão, uma dica é adotar o hábito de beber chá para aliviar o estresse.

Então, prepare-se, pois o caminho da maturidade e da autonomia também pode ter algumas pedras. Todos os desafios fazem parte da sua evolução — pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, não se preocupe. As dificuldades de se virar sozinho podem assustar no primeiro ano, mas você vai desenvolver suas próprias estratégias para contorná-las.

Como se preparar para essa mudança?

Chegar à decisão de mudar de cidade em busca de melhores oportunidades é algo que requer análise dos prós e contras, além de coragem para sair do seu ambiente seguro. Entretanto, o ato de decidir por essa mudança é só o primeiro passo de sua jornada. Em seguida, vem a parte prática, na qual você precisa se preparar para sua nova fase.