O que é a técnica Pomodoro e como usá-la a favor dos estudos?

3 minutos para ler

Se você vai concluir o Ensino Médio por agora, provavelmente já está pensando em que faculdade cursar e em que carreira seguir, certo? Na prática, mesmo que ainda tenha dúvidas, é interessante ir se preparando para o ENEM e provas de vestibular em geral. Pois é nesse sentido que surge a técnica Pomodoro, estratégia extremamente útil e fácil de ser aplicada. Por acaso já ouviu falar sobre ela?

Resumindo, podemos dizer que esse recurso o ajudará na realização de tarefas, aumentando significativamente sua produtividade. Curioso para saber mais sobre o método e conhecer as vantagens que ele traz na hora de estudar? Então continue lendo nosso post!

O que é a técnica Pomodoro?

De modo geral, trata-se de uma forma de administrar e otimizar o tempo. A técnica Pomodoro propõe uma divisão da jornada em intervalos de 25 minutos. Durante esses bloquinhos de tempo, uma determinada tarefa deve ser realizada ininterruptamente. Ao fim de cada período, é feita uma pausa de 5 minutos e, ao final de cada 4 blocos de 25 minutos, uma pausa de 30.

Desenvolvida por Francesco Cirillo, na década de 1980, a técnica recebe esse nome devido a um tipo de marcador de tempo comumente usado na cozinha italiana. É isso mesmo! No caso, o objeto tem o formato de um tomate — pomodoro, em italiano.

Quais os maiores benefícios desse método?

Evitar distrações, aumentar a produtividade e se sentir mais motivado: esses são os principais benefícios decorrentes do uso da técnica Pomodoro. Parece eficiente, não concorda?

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Como é necessário estipular uma tarefa para ser realizada a cada 25 minutos, é mais fácil manter o foco em sua execução. Consequentemente, a produtividade aumenta, assim como a motivação! Além disso, pelo tempo destinado ao descanso estar previamente definido, evita-se fazer pausas mais longas que o necessário.

E como colocar em prática?

Pode acreditar: usar essa estratégia é muito simples. Em um primeiro momento, liste as tarefas que devem ser realizadas. Em seguida, basta escolher uma e marcar o tempo no relógio (ou no celular) para iniciar a atividade! Ao terminar, faça um intervalo de 5 minutos e depois inicie o pomodoro seguinte.

Nos intervalos, evite engajar em atividades que demandem um grande esforço mental. Que tal ir ao banheiro, fazer alongamento ou beber água, por exemplo? Caso se lembre de outra demanda ao longo da execução de determinada atividade, faça uma anotação rápida e deixe a nova tarefa para o próximo pomodoro.

Após 4 sequências, faça um intervalo maior, de 30 minutos. Depois, se necessário, inicie um outro ciclo. Lembrando que o ideal é que apenas uma atividade seja realizada a cada pomodoro, que não deve ter nem mais nem menos de 25 minutos. Se a tarefa for finalizada antes do tempo, aproveite para revisá-la nos minutos restantes! Já se houver alguma interrupção, o pomodoro deve ser reiniciado.

Agora que você entendeu como a técnica Pomodoro funciona, consegue imaginar como seus estudos se beneficiarão, não é verdade? Organizando seu tempo e definindo tarefas, é possível priorizar conteúdos, por exemplo, alcançando seus objetivos propostos em relação aos estudos. Então o que ainda está esperando para colocar a mão na massa?

Por fim, se gostou do nosso post, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar também seus amigos!

 
[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “O que é a técnica Pomodoro e como usá-la a favor dos estudos?

  1. Thanks , I’ve just been looking for info about this topic for a while
    and yours is the greatest I’ve came upon so far.
    However, what concerning the conclusion? Are you positive about the source?

Deixe um comentário