Você sabe o que faz um engenheiro de produção? Descubra agora!

Se tem uma carreira que se destaca pela versatilidade é a Engenharia de Produção. Ela une, além dos conhecimentos em Engenharia, habilidades de Administração, Gestão de Pessoas e Economia. Devido a essa característica multidisciplinar, é uma profissão com um mercado bastante aquecido. Mas, afinal, o que faz um engenheiro de produção?

Se você quer ser um futuro engenheiro, mas está com dúvidas quanto ao dia a dia dessa área e aos segmentos de atuação, vai gostar de acompanhar este post. Continue a leitura e descubra por que essa carreira pode combinar com diferentes perfis profissionais!

O que faz um engenheiro de produção?

É o profissional que atua com a otimização de processos em empresas de diferentes ramos e tamanhos. Trabalha com planejamento objetivando o aumento da produtividade e a redução de custos. Assim, as organizações que buscam se destacar no mercado, oferecendo produtos e serviços de melhor qualidade, abrem espaço para o engenheiro de produção.

É uma carreira que pode ser direcionada para diferentes departamentos, visto que esse profissional conhece as técnicas de gestão financeira, de pessoas, processos, materiais, equipamentos e projetos. Dessa maneira, pode ocupar uma posição estratégica, subsidiando a tomada de decisões de gestores.

A média salarial para essa carreira, segundo o site de recrutamento Catho, é R$ 6.228,85.

Quais áreas pode trabalhar?

Quer escolher uma faculdade para cursar Engenharia de Produção, mas antes precisa saber em que segmentos esse profissional pode atuar? Veja a seguir.

[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

Logística

A logística é uma área que tem crescido bastante, pois as empresas necessitam ter agilidade nas entregas, estoques e no recebimento de matérias-primas. É um setor em que o engenheiro de produção faz a projeção da rede de fornecedores e de distribuição, além de supervisionar a equipe. Analisa ainda quais os melhores meios de transporte e faz os cálculos das rotas que devem ser seguidas.

A ideia é garantir que durante todo o processo não ocorra perda de insumos, extravios, perda de prazos ou outros fatores que possam causar despesas para a organização.

Engenharia de Qualidade

Nesse segmento, ele define e projeta o sistema de controle de qualidade de todas as etapas da produção, da matéria-prima ao produto ou serviço final. Também gerencia o trabalho das equipes e identifica erros nos processos.

Engenharia de Produto

O que faz um engenheiro de produção? Uma das áreas de atuação é a engenharia de produto, em que ele realiza pesquisas sobre a viabilidade de um produto, além de trabalhar nas fases de seu desenvolvimento, lançando, assim, algo novo no mercado.

Engenharia Organizacional

O profissional pode atuar ainda na gestão das organizações. Para isso, ele avalia o perfil do negócio para definir um planejamento estratégico visando seu crescimento. O objetivo é estabelecer metas para ter mais eficiência nos processos e inovar e reduzir os custos, a fim de melhorar a qualidade de produtos e serviços e ampliar a competitividade da empresa.

Busca um ramo da engenharia promissor? Então, agora que você já sabe o que faz um engenheiro de produção, viu que essa carreira oferece boas oportunidades em diferentes segmentos. Busque uma instituição de ensino de qualidade, como o UniFOA, e construa um futuro de sucesso nessa área!

Se gostou deste post, vai curtir o Guia Completo do Futuro Estudante de Engenharia para entender melhor essa grande área do conhecimento!