Descubra o que faz um engenheiro eletricista em seu dia a dia

O curso de Engenharia Elétrica é bastante procurado pelos estudantes que almejam uma carreira bem-sucedida. No entanto, na hora de pesquisar sobre a grade curricular da graduação e o mercado de trabalho dessa profissão, pode surgir a dúvida, o que faz um engenheiro eletricista no seu dia a dia?

Se você também busca respostas para essa questão, acompanhe este post e entenda quais são as principais possibilidades de atuação do profissional formado em Engenharia Elétrica. Descubra exatamente o que faz um engenheiro eletricista em sua rotina de trabalho e avalie se essa é uma boa opção de carreira para o seu futuro!

Projeta equipamentos de automação

Esse profissional tem o conhecimento necessário para atuar na área de Controle e Automação, projetando equipamentos eletrônicos para automatizar processos repetitivos. Nesse cenário, o engenheiro eletricista faz muita diferença, visto que contribui para a modernização dos sistemas de produção. Vale destacar que um dos setores que mais buscam esse tipo de serviço é a indústria automobilística.

Cuida de redes de equipamentos de telecomunicações

Os avanços nos meios de comunicação têm provocado mudanças evidentes na sociedade, e a Engenharia Elétrica é uma das profissões em alta nesse mercado. O profissional projeta e instala redes de transmissão de dados, tanto por som quanto por imagem. Portanto, as atividades do engenheiro eletricista incluem não só a área telefônica, mas o cenário das tecnologias de informação como um todo.

Atua com circuitos integrados de equipamentos eletrônicos

Na área de Microeletrônica, o engenheiro é responsável por projetar e testar circuitos integrados, os quais são utilizados em sistemas de computadores, celulares e afins. Tais circuitos são dispositivos eletrônicos que contam com componentes executores de ações avançadas. Exemplos conhecidos são os chips e microchips.

[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

Converte diferentes fontes energéticas em energia elétrica

Ao falar sobre o que faz um engenheiro eletricista em seu dia a dia, ressaltamos a importância desse profissional na geração e transmissão de eletricidade. Para isso, ele utiliza seu conhecimento específico na conversão de matéria-prima em energia elétrica, o que inclui as fontes hidráulica, eólica, solar, de gás natural, entre várias outras.

Projeta e acompanha sistemas elétricos de usinas

O engenheiro eletricista faz sistemas para serem implantados em usinas, assim como em estações e subestações que alimentam redes de energia elétrica. O profissional também é responsável pela manutenção de linhas e circuitos de alta-tensão, de modo a garantir segurança e estabilidade na distribuição da eletricidade.

Complementa o trabalho de outras áreas da Engenharia

Há muitas diferenças entre cursos de Engenharia, mas no exercício da profissão algumas áreas se encontram. Dessa forma, o engenheiro eletricista complementa o trabalho de profissionais das áreas Civil, Mecânica, Ambiental, Mecatrônica, entre outras.

Compreendeu o que faz um engenheiro eletricista? Então, se você tinha dúvidas em relação aos tipos de Engenharia, já pode acrescentar mais esse item à sua lista de opções de carreira, certo? O passo seguinte é encontrar uma instituição de qualidade para iniciar sua jornada universitária.

Agora, basta entrar em contato conosco que mostraremos o caminho para o seu futuro profissional!