O que todo estudante precisa saber antes de seguir carreira em direito

3 minutos para ler

Ser bem-sucedido em uma carreira em Direito pode ser realizador: além do aspecto financeiro, a sensação de trabalhar para que a justiça seja feita da forma mais correta possível é uma satisfação pessoal especial para advogados e juízes que amam a profissão.

Mas para isso é preciso percorrer um caminho duro. Muitos tentam seguir uma carreira em Direito e vários ficam no meio da jornada. O curso é exigente e o trabalho depois dele, mais ainda.

Neste artigo, vamos descobrir se você tem o que é preciso para seguir uma carreira em Direito e mostrar tudo que você precisa conhecer antes de decidir por essa profissão! Boa sorte!

É preciso ler muito na faculdade e mais ainda depois dela

A primeira pergunta que você deve responder antes de começar a faculdade é: você gosta de ler? Se a resposta for não, saiba que sua rotina precisará de um esforço grande de sua parte. Se for sim, você está no caminho certo. Já se a resposta for “muito!”, então você vai se deleitar com o curso!

Para se formar em Direito é preciso estudar diversas áreas e conhecer centenas de leis e normas. Quem se intimida com livros volumosos e não gosta de estudar não será muito feliz no curso.

E não tenha esperanças que isso vai mudar depois da formatura: bons advogados e juízes precisam ler centenas de páginas de processos, consultar inúmeras leis e redigir textos baseados nessas leituras todos os dias.

É um trabalho intelectual intenso, mas necessário para que a justiça seja seguida corretamente.

As possibilidades de carreira em Direito são muitas, mas bem disputadas

Ao se formar em Direito é possível seguir inúmeros caminhos: prestar a OAB e seguir a advocacia; estudar para a magistratura e fazer concursos para se tornar juiz; ou até se voltar para vida acadêmica, dando aulas em faculdades e investindo em mestrados e doutorados.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Muitos advogados sonham em ter o próprio escritório, mas além deste caminho, eles também podem se voltar para várias áreas de interesse dentro de grandes empresas, como o Direito Ambiental, o Direito Trabalhista ou o Compliance, por exemplo.

Em todas essas possibilidades citadas existirão oportunidades, mas também haverá um mercado bem disputado. Existem milhares de formandos em Direito a cada semestre no Brasil. Os melhores certamente conseguirão se colocar no mercado de trabalho, por isso, estar constantemente estudando é essencial.

Esqueça o glamour e se prepare para trabalhar muito

Muita gente acaba cogitando estudar Direito por uma impressão fantasiosa da profissão, especialmente quando o foco é a advocacia.

Existem filmes, programas de TV e várias outras obras de ficção que podem passar uma impressão equivocada do que é o cotidiano de um advogado, mostrando profissionais impecáveis, ostentando ternos luxuosos e um estilo de vida extravagante.

Sim, é possível ganhar dinheiro com a advocacia; se o profissional for muito bom, ele pode inclusive ser muito bem-remunerado quando se estabelecer melhor na área.

Mas tudo isso vem ao custo de muito trabalho e aprendizado. Os primeiros dias no escritório são um choque de realidade para muita gente, que descobre tarde demais que sua profissão dos sonhos exige muito mais suor do que luxo.

Não se deve esperar facilidades na carreira em Direito. Para ter sucesso, o profissional precisa se empenhar bastante.

E você? Acredita que tem o que é preciso para encarar uma carreira em Direito? Conte para a gente o porquê nos comentários!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

6 thoughts on “O que todo estudante precisa saber antes de seguir carreira em direito

    1. Oi Evy,

      Aqui é a Carla do Blog UniFOA, tudo bem?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Estamos sempre com novos posts.

      Um abraço!

Deixe um comentário